Entre os dias 11 e 16, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, realizou visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Vila Califórnia, Decanato Santa Maria Madalena da Região Belém.
As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé.
Tais visitas também permitem ao Arcebispo avaliar as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades da ação pastoral.
ACOLHIDA
Ao longo da visita, Dom Odilo se encontrou com fiéis das comunidades e organizações pastorais, acompanhado do Padre Reginaldo Miranda, Pároco. O Cardeal visitou, ainda, casas de paroquianos, especialmente enfermos, aos quais ministrou o sacramento da Unção dos Enfermos.
No primeiro dia, o Arcebispo foi recebido por algumas crianças e jovens, que, segurando desenhos e cartazes de boas-vindas, cantaram uma canção de acolhida. Cenas semelhantes se repetiram ao longo da programação, que também contou com visitas à Escola Municipal de Educação Infantil Zenaide Grandini e à Escola Estadual de Ensino Fundamental Brisabella de Almeida, localizadas na área de abrangência da Paróquia.
Também faz parte do programa dessas visitas a conferência dos livros de registro de sacramentos e do livro tombo da Paróquia, reuniões com os conselhos de pastoral e de assuntos econômicos.
A visita foi encerrada com uma missa presidida por Dom Odilo na matriz paroquial, na tarde do domingo, 16.
PRESENÇA DE CRISTO
Ao O SÃO PAULO, Padre Reginaldo definiu a visita do Arcebispo à Paróquia como “a presença sacramental de Cristo que confirma na fé e abençoa o seu povo”.
“A sua presença nestes dias de visita pastoral em nossa Paróquia atualizou esta presença confortante e consoladora de Jesus Bom Pastor no meio do seu povo”, acrescentou o Pároco.
“Somos profundamente agradecidos pelo modo sereno e tranquilo com que o senhor conduziu esta visita pastoral: o seu carinho com as crianças, a atenção com os jovens, o cuidado com as famílias, a gratidão com os idosos, as palavras paternas e encorajadoras para com os agentes de pastoral, a ida às comunidades e o envolvimento direto com o povo simples, acolhedor e generoso de nossa paróquia”, manifestaram os paroquianos.
“A alegria e a gratidão das pessoas por poderem ver de perto o Arcebispo, que veio ao encontro delas no lugar onde elas vivem, por poderem escutar seus ensinamentos e falar diretamente com ele, era algo maravilhoso de se ver em todos os momentos da visita pastoral”, completou Padre Reginaldo.
(Colaborou: Fernando Arthur e Pascom paroquial)