O Cardeal Odilo Scherer concluiu no domingo, 20, a visita pastoral à Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, no Decanato São Tiago de Zebedeu na Região Santana. Desde o dia 15, quando iniciou a visita, presidindo uma missa na matriz paroquial, o Arcebispo tomou ciência dos diferentes trabalhos evangelizadores ali realizados e teve contato com as realidades pastorais e sociais na área de abrangência da Paróquia, que em 2024 completa 50 anos de fundação, tendo como Administrador Paroquial o Padre Jovanês Vitoriano, SDS.
CONTATO COM AS DIFERENTES REALIDADES
Na manhã do dia 16, o Arcebispo foi à Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, sendo acolhido por membros da direção e pelo secretário estadual da Educação, Renato Feder.
Recentemente, esta escola foi indicada como uma das finalistas do Prêmio Melhores Escolas do Mundo (World’s Best School Prizes), na categoria Colaboração Comunitária, em razão dos programas de xadrez, atletismo e ginástica artística que tem realizado.
No mesmo dia, Dom Odilo fez a verificação dos livros da Paróquia e dos serviços prestados à comunidade, como é costume nas visitas pastorais.
PROXIMIDADE PASTORAL
Na quinta-feira, 17, pela manhã, o Cardeal foi à casa da paroquiana Benedita de Lourdes, que naquele dia completou 81 anos de vida. Na sequência, visitou a pequena Lívia, de 10 meses de vida, que tem uma síndrome rara, e conversou com seus pais, Renato e Camila. Depois, foi à casa do jovem Matheus, 19, cadeirante, e almoçou com seus pais, Vinícius e Sandra.
No mesmo dia, à tarde, o Arcebispo esteve na Casa de Repouso Arcanjo Gabriel, levando uma mensagem de esperança aos 18 idosos que ali convivem, alguns dos quais em cuidados especiais. Esteve, ainda, na casa da paroquiana Adair. Também foi à Associação São Pio da Pietrelcina e São João Paulo II, que realiza trabalhos assistenciais, sendo acolhido pelo presidente e fundador, Antonio Conrado Junior.
Ainda na quinta-feira, à noite, Dom Odilo se reuniu na matriz paroquial com os membros do Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) e do Conselho Administrativo e Econômico (CAE), além de representantes das pastorais e movimentos.
O PASTOR COM O POVO
No domingo, 20, Dom Odilo presidiu a Eucaristia, pela manhã, na Capela Bom Pastor, e à noite na matriz paroquial, concelebrada pelo Padre Jovanês, com a assistência dos Diáconos Rogério Ruiz Soler e Edson Breda. Esta última celebração também marcou a renovação da Aliança de Amor com a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, por ocasião do 27º aniversário da presença desse movimento na Paróquia.
À reportagem, Padre Jovanês comentou que a visita de Dom Odilo à Paróquia “foi uma forma do nosso Pastor estar próximo de seu povo para instruir e animar na vida eclesial e renovar a fé e o compromisso com Jesus Cristo”.
O Sacerdote destacou, ainda, ter percebido que Dom Odilo “viveu intensamente cada momento, observando o sofrimento de algumas famílias, escutando e conversando com o povo, abençoando as pessoas, instruindo nas questões pastorais, chamando à vivência da fé e do compromisso com a Igreja. Sua presença entre nós foi uma bênção e graça de Deus, na certeza de que caminhamos juntos como Igreja a partir das diretrizes do sínodo arquidiocesano nas dimensões do anúncio, do testemunho e da caridade”.
(Colaboraram: Antonio Rampazzo e Livônia Maria)