Em visita pastoral, Dom Odilo confirma na fé os fiéis da Paróquia São José Operário

Fotos: Pascom da Paróquia São José Operário

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, realizou entre os dias 11 e 16, sua visita pastoral à Paróquia São José Operário, no Imirim, Região Episcopal Santana.

As visitas pastorais são um costume na Igreja desde os tempos apostólicos, quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas, confirmando os irmãos na fé. Elas são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano e, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais.

Tais visitas também permitem ao Arcebispo avaliar as estruturas e os instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder melhor definir as prioridades da ação pastoral.

O Diretório para o Ministério Pastoral dos Bispos ressalta que a visita pastoral “é uma ocasião de reavivar as energias dos agentes evangelizadores, de louvá-los, encorajá-los e consolá-los, como também a oportunidade de chamar todos os fiéis à renovação da sua vida cristã e a uma atividade apostólica mais intensa”.

Esse mesmo documento acrescenta que a visita também permite ao Bispo “avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral, dando-se conta das circunstâncias e dificuldades do trabalho de evangelização para poder definir melhor as prioridades e os meios da pastoral orgânica”. Além de se encontrar com as lideranças pastorais, o Arcebispo confere os livros de registros dos sacramentos e o livro do tombo da paróquia, que registra a história da comunidade paroquial.

PROXIMIDADE 

Para o Padre Osvaldo Bisewski, Pároco, a visita pastoral foi um momento significativo para toda a comunidade. Segundo ele, a presença do Arcebispo permitiu um maior conhecimento da realidade local, oferecendo “uma forma de acompanhar e, ao mesmo tempo, orientar e incentivar a dimensão evangelizadora da nossa Paróquia”. 

O Pároco ressaltou que Dom Odilo teve a oportunidade de estreitar laços com os fiéis, escutando lideranças e visitando enfermos, o que fortaleceu seu vínculo com a comunidade. Ainda segundo o Sacerdote, a convivência com o Cardeal também possibilitou esclarecimento de dúvidas e auxílio na administração pastoral: “Ele nos deu boas orientações sobre a dimensão administrativa, pastoral, na análise de toda essa estrutura que é a nossa Arquidiocese, estrutura de Igreja”. 

Outro aspecto destacado foi a visão de longo prazo do Arcebispo que, segundo o Padre Osvaldo, não se limita ao presente, mas projeta o futuro da Igreja. “Dom Odilo enxerga daqui a dez, cinquenta, cem anos”, frisou, acrescentando que o Cardeal Scherer reforçou o compromisso de tornar a Paróquia uma “comunidade missionária permanente”, dedicada à evangelização de todas as gerações, garantindo a continuidade da fé.

COMO FOI A PROGRAMAÇÃO

A visita foi iniciada na noite de 11 de março, com uma missa presidida por Dom Odilo Scherer e concelebrada pelo Padre Osvaldo Bisewski, Pároco.

No dia 12, o Arcebispo visitou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e o Colégio Militar de São Paulo, localizados na área de abrangência da Paróquia. Acompanhado do Pároco, o Cardeal conversou com os adolescentes, conheceu as iniciativas da educação do Exército Brasileiro e se encontrou com as autoridades militares.

A quinta-feira, 13, começou com uma missa presidida por Dom Odilo, seguida de um momento de adoração eucarística, na qual a comunidade paroquial rezou especialmente pela saúde do Papa Francisco. Em seguida, houve um café da manhã com integrantes de pastorais e movimentos paroquiais.

Também na quinta-feira, 13, o Cardeal dedicou-se a visitar doentes e idosos em suas casas, nas quais rezou, ministrou o sacramento da Unção dos Enfermos e levou a Sagrada Comunhão.

No quarto dia, na sexta-feira, 14, Dom Odilo visitou o Cemitério Chora Menino, localizado no território paroquial. Além disso, continuou a visita às casas de paroquianos.

No sábado, 15, o Arcebispo teve reuniões com os membros dos Conselhos de Pastoral e de Assuntos Econômicos, conheceu os trabalhos pastorais e caritativos realizados pela comunidade e seus integrantes. Na ocasião, também deu algumas orientações e explicou a nova organização administrativa e pastoral da Arquidiocese, implementada a partir das propostas do sínodo arquidiocesano de São Paulo (2017-2023).

A visita pastoral foi concluída com uma missa presidida por Dom Odilo no domingo, 16, marcando o 7º dia da novena preparatória da solenidade de São José.

Deixe um comentário