Com uma missa na manhã do domingo, 29 de setembro, o Cardeal Odilo Pedro Scherer concluiu a visita pastoral à Paróquia São Pedro Apóstolo, no Decanato Santa Marta, Santa Maria e São Lázaro da Região Santana.
Nos dias 23, 24 e 25, o Arcebispo Metropolitano presidiu missas na matriz paroquial, foi às Comunidades Nossa Senhora Aparecida e Santa Rosa de Lima, dialogou com os membros dos conselhos paroquiais e os leigos engajados nas pastorais e movimentos, esteve com idosos e enfermos, conheceu um colégio, as casas de congregações religiosas e serviços sociais, sempre acompanhado do Padre Claudinei de Arruda Lucio, Pároco.
As visitas pastorais são previstas pelo Código de Direito Canônico, devendo ser feitas periodicamente pelo bispo diocesano ou, em seu nome, pelos bispos auxiliares e vigários episcopais.
Durante a missa de encerramento, Dom Odilo lembrou que a Paróquia São Pedro Apóstolo vai completar 100 anos em 2026, devendo se preparar não só para as comemorações, mas para um novo ciclo. “A Paróquia precisa fazer uma revitalização. Envolver a juventude. Eu ouvi de várias pessoas que o bairro está envelhecido. Assim, é preciso trazer gente jovem para o trabalho pastoral e para a igreja. Aproveitem a celebração do centenário para fazer uma renovação na Paróquia”, exortou.
A MISSÃO PASTORAL DA IGREJA
Ao se reunir com os membros de pastorais e movimentos da matriz paroquial e das comunidades, no dia 25, o Arcebispo falou dos três eixos essenciais da missão pastoral da Igreja em São Paulo: anúncio do Evangelho; santificação das pessoas; e o serviço e testemunho da caridade.
Estes eixos foram ressaltados nas reflexões do 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023) e, de acordo com Dom Odilo, devem embasar toda ação evangelizadora e pastoral da Paróquia.
PROXIMIDADE
Durante a visita pastoral, o Arcebispo esteve no Abrigo Perseverança, na Vila Rosa, em que vivem 18 pessoas idosas. Foi ainda ao Abrigo Frederico Ozanam, administrado pelos Vicentinos, e onde estão 25 idosas. Conheceu também o Recanto Nossa Senhora de Lourdes, obra assistencial voltada a pessoas com deficiência intelectual, administrado pela Congregação Servos da Caridade (Guanellianos).
Nas proximidades do Horto Florestal, Dom Odilo visitou o lar do casal de idosos Josias e Norma; ele sofre do mal de Alzheimer; ela tem dificuldades de locomoção. O Cardeal também esteve na Casa das Irmãs Palotinas, na qual vivem mais de dez irmãs idosas que já não trabalham mais por causa da idade ou devido a problemas de saúde.
Na ocasião, o Arcebispo Metropolitano presidiu missa e lembrou que o Papa Francisco sempre diz que os idosos são guardiões da sabedoria – “uma sabedoria experimentada por meio do sofrimento”. Também lembrou que “a fragilidade que chega com a idade faz parte da vida, mas não se pode perder a esperança.”
Durante a visita pastoral, o Arcebispo também conheceu o Colégio Santa Gema, administrado pela Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. A escola está no bairro há 84 anos e tem hoje 232 alunos, do maternal ao Ensino Médio. Dom Odilo cumprimentou os alunos em algumas salas de aula e foi homenageado pelas crianças, além de presidir missa na Capela das Irmãs Passionistas.
Segundo o Padre Claudinei de Arruda Lucio, Dom Odilo deixou nesses dias uma palavra de esperança. O sacerdote acredita que essa visita pastoral ajudará a Paróquia a rever o trabalho pastoral e administrativo: “Foi uma oportunidade para ouvir o Arcebispo; mostrar a nossa realidade e analisar a nossa postura para melhorar cada vez mais o trabalho de evangelização”.
(Com informações do jornalista Edmilson Fernandes)