Encontro com o Pastor: ‘Os magos se deixaram guiar pela luz e se deixaram iluminar pelo Senhor’

No programa “Encontro com o Pastor” da quinta-feira, Cardeal Odilo Pedro Scherer, falou aos ouvintes da rádio 9 de Julho sobre a Festa da Epifania do Senhor, que embora, no Brasil,  tenha sido antecipada para o domingo, 2, tem sua data litúrgica em 6 de janeiro.

“A palavra ‘epifania’ significa manifestação, festa em que a Igreja relembra que ele [Jesus] foi manifestado aos povos, às ações, a todo o mundo. Que os reis magos sejam lembrados como aqueles que vieram de longe para procurar, reconhecer, adorar e homenagear o Senhor e se deixaram guiar pela luz da estrela e se deixaram iluminar pelo Senhor”, explicou o Arcebispo de São Paulo.

Dom Odilo citou, ainda, um grande Santo e doutor da Igreja, nos primeiros séculos do Cristianismo, disse que os reis magos não viram uma estrela e depois seguiram a estrela, eles primeiro se levantaram, procuraram e, então, viram a estrela e a seguiram. “É porque eles se levantaram e procuraram que viram uma estrela. Se eles ficassem em casa, ficassem tranquilos, eles nunca teriam visto a estrela. Mas eles se deram trabalho, procuraram, se esforçaram e aí viram, encontraram a estrela que os conduziu até Jesus”, afirmou Dom Odilo.

O Cardeal acrescentou que, na vida, muitas vezes, é preciso sair do comodismo, não lidar com as questões de fé com indiferença, mas se colocar a caminho e procurar a fé, a verdade.

O Purpurado enfatizou que é preciso olhar com frequência para Deus. “Levantar a nossa intenção, isso já no começo do dia, quando nos levantamos. Rezar antes das refeições, agradecer, saber pedir por aqueles que necessitam. Nos momentos de dor e dificuldades, mas também de alegria, levantar os corações… Também na busca das decisões, pedir ao Espírito de Deus que nos ilumine ao longo de todo o nosso dia, e de nossa vida. Nos momentos importantes, levantemos os nossos corações e elevemos o nosso olhar. Aí, encontraremos estrela guia, encontraremos aquele que é a luz, aquele que é o caminho, a verdade e a vida”, sublinhou Dom Odilo.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários