Encontro estadual da colegiada das CEBs é realizado na Diocese de Votuporanga

Comissão de Comunicação da CEBs Sul 1

Com a participação de representantes dos 8 Sub-regionais do Sul 1, aconteceu entre os dias 4 e 6 de abril, na Diocese de Votuporanga (SP), o Encontro Estadual da Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs).

Os trabalhos da Colegiada foram realizados na Paróquia Santa Joana Princesa. Famílias da comunidade paroquial acolheram em suas casas os participantes no dia 4.

O dia 5 teve início com o momento de oração feita por uma equipe da Paróquia, que tem 15 grupos de CEBs.  Após este momento, a coordenadora da CEBs Sul 1, Silvia Macedo, deu boas-vindas aos participantes.

Abrindo a pauta dos trabalhos, houve a apresentação da análise de conjuntura, sob a luz do tema  da Campanha da Fraternidade de 2025 – “Fraternidade e Ecologia Integral” – e do lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31), feito pelo coordenador da CF, Ricardo Gutierrez.

Em seguida, Dom Moacir Aparecido de Freitas, Bispo de Votuporanga, manifestou sua alegria pelo evento na Diocese e desejou que o Espírito Santo iluminasse a todos, para como lideranças seguidoras de Jesus Cristo mantenham o foco na missão de evangelizar.

Na parte da tarde, os representantes dos Sub-regionais falaram sobre as atividades atuais, planos e perspectivas. Depois, foi iniciada a articulação e planejamento para o Sulão das CEBs 2025, que acontecerá dias 28 e 29 de junho, no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP). 

Ainda no dia 5, Dom José Benedito Cardoso, Bispo da Diocese de Catanduva e Referencial para as CEBs no Regional Sul 1, dirigiu palavras de incentivo para a caminhada de fé e disse da sua preocupação de que a atenção e caridade para com os pobres esteja sendo absorvido por segmentos assistencialistas que não são proféticos. 

A pauta do dia 5 foi encerrada com uma visita a Coopervinte – Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Votuporanga, composta em sua maioria por mulheres, que desenvolve importante trabalho retirando toneladas de materiais recicláveis das ruas, e ao projeto socioambiental ECOTUDO, que desenvolve educação ambiental para crianças e jovens adolescentes.

No dia 6, a pauta começou com os participantes da Colegiada e as famílias acolhedoras na missa das 7h30, na Paróquia Santa Joana Princesa, seguido do café da manhã. Depois, ocorreu a articulação das pautas para o Sulão 2025, que terá como tema “CEBs: 50 anos de caminhada intereclesial da igreja povo de Deus” e inspiração bíblica “Proclamai o amor da graça do Senhor” (Lc 4,19).

Fonte: Comissão de Comunicação das CEBs Sul 1

Deixe um comentário