Episcopado paulista se reúne para a 85ª Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB

No encontro, entre 30 de maio e 1º de junho, no Mosteiro de Itaici (SP), será eleita a nova presidência do organismo

Com o tema “Uma Igreja em saída para as periferias”, ocorrerá entre os dias 30 de maio a 1º de junho, no Mosteiro de Itaici (SP), a 85ª Assembleia do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os arcebispos, bispos e padres coordenadores de diocese e arquidioceses do estado de São Paulo estarão reunidos, em encontro eletivo, como indica o Regulamento do Conselho Episcopal Regional Sul 1 (CONSER Sul 1), para que a CNBB continue o exercício de sua missão evangelizadora no Regional por meio de seus membros canonicamente provisionados no Estado de São Paulo (cf. Art. 1º CONSER Sul 1). 

A ASSEMBLEIA

Em sua responsabilidade de animação pastoral e motivação da comunhão eclesial paulista, respeitando a competência de cada bispo em sua diocese, o CONSER Sul 1 tem por finalidade fomentar o afeto colegial, o relacionamento, a ajuda recíproca, a solidariedade e a ação comum entre os bispos de todo o Estado; ajudar os bispos no seu ministério para o benefício de todo o povo de Deus; promover o estudo e a aplicação das diretrizes emanadas da Santa Sé e da CNBB; planejar e promover a pastoral orgânica em sintonia com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE), bem como entre as arquidioceses e dioceses paulistas.

Coordenar as atividades do Regional em sintonia com as atividades nacionais da CNBB, mantendo com esta a comunhão eclesial e a corresponsabilidade pastoral, estudar assuntos de interesse eclesial e social do regional, posicionar-se e atuar junto e/ou em parceria com o Poder Público, a serviço do bem comum, e dar conhecimento disso à Presidência da CNBB, definir os demais participantes de suas reuniões, apresentar candidatos ao episcopado e acompanhar os bispos eméritos compõem também os objetivos do CONSER (cf. Art. 2º CONSER Sul 1). 

Como exprime o Artigo 13 do Regulamento do CONSER, a edição de 2023 da Assembleia dos Bispos, elegerá, dentre todos os seus membros, em votações separadas, o presidente, o vice-presidente e o secretário regional para um mandado de quatro anos que, como prevê o texto, “somente um Bispo, membro da CNBB, pode ser eleito” para cada função. 

PRIMEIRO DIA

Às 14h, da terça-feira, 30, acontecerá a Missa de Abertura da 85ª Assembleia Regional dos Bispos do Estado de São Paulo, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB. 

Em seguida o episcopado se reúne para a primeira sessão conjunta, onde acontecerá a aprovação das pautas da assembleia, além disso, o Conselho Fiscal do Regional Sul 1 apresentará o relatório econômico ao Episcopado. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários