Especialista em Santo Sudário lançará livro no Museu de Arte Sacra

Obra do Prof. Dr. Jack Brandão será apresentada no sábado, 19, às 11h

Arte com Imagem de Divulgação

O pano de linho que teria envolvido o corpo de Cristo após sua crucificação, o Santo Sudário, ainda hoje intriga religiosos, cientistas e demais pesquisadores a respeito de sua veracidade.

O tecido, para alguns pesquisadores, não passaria de uma pintura medieval; enquanto para outros, seria a verdadeira imagem de Cristo. Embora muitas pesquisas tenham surgido a respeito da relíquia, um estudo inédito envolvendo a arte e a ciência foi elaborado pelo Prof. Dr. Jack Brandão, um dos maiores especialistas em Santo Sudário no Brasil, que afirma não ser possível o tecido ser uma pintura medieval.

No romance “A Saga Desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja”, Jack Brandão apresenta uma viagem histórica, filosófica, teológica e imagética, em torno do tecido. O livro será lançando no sábado, 19, às 11h, pela Editora Lumen et Virtus, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), com uma palestra proferida pelo professor.

A obra não se resume apenas a contar a trajetória da relíquia – desde a origem do tecido, iniciando-se com a plantação do linho a sua chegada a Jerusalém, os meios empregados para salvá-lo e protegê-lo de seus possíveis inimigos, até sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Secondo Pia, em 1898 –, mas também a abordar todo o contexto que a acompanhou, como a história da Igreja e a dos impérios pelos quais passou, em mais de dois mil anos de Cristianismo.

Jack Brandão é Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS IMAGO LAB, editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem, pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas. 

Divulgação

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está localizado na Avenida Tiradentes, 676, Luz, próximo à estação Tirandentes do metrô.

Fonte: Ecoar Assessoria de Imprensa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários