Especialista em Santo Sudário lançará livro no Museu de Arte Sacra

Obra do Prof. Dr. Jack Brandão será apresentada no sábado, 19, às 11h

Especialista em Santo Sudário lançará livro no Museu de Arte Sacra
Arte com Imagem de Divulgação

O pano de linho que teria envolvido o corpo de Cristo após sua crucificação, o Santo Sudário, ainda hoje intriga religiosos, cientistas e demais pesquisadores a respeito de sua veracidade.

O tecido, para alguns pesquisadores, não passaria de uma pintura medieval; enquanto para outros, seria a verdadeira imagem de Cristo. Embora muitas pesquisas tenham surgido a respeito da relíquia, um estudo inédito envolvendo a arte e a ciência foi elaborado pelo Prof. Dr. Jack Brandão, um dos maiores especialistas em Santo Sudário no Brasil, que afirma não ser possível o tecido ser uma pintura medieval.

No romance “A Saga Desconhecida do Santo Sudário de Cristo e de sua Igreja”, Jack Brandão apresenta uma viagem histórica, filosófica, teológica e imagética, em torno do tecido. O livro será lançando no sábado, 19, às 11h, pela Editora Lumen et Virtus, no Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), com uma palestra proferida pelo professor.

A obra não se resume apenas a contar a trajetória da relíquia – desde a origem do tecido, iniciando-se com a plantação do linho a sua chegada a Jerusalém, os meios empregados para salvá-lo e protegê-lo de seus possíveis inimigos, até sua elevação a objeto científico, a partir da fotografia de Secondo Pia, em 1898 –, mas também a abordar todo o contexto que a acompanhou, como a história da Igreja e a dos impérios pelos quais passou, em mais de dois mil anos de Cristianismo.

Jack Brandão é Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Imagéticos CONDES-FOTÓS IMAGO LAB, editor da Lumen et Virtus, Revista interdisciplinar de Cultura e Imagem, pesquisador sobre a questão imagética em diversos níveis, como nas artes pictográficas, escultóricas e fotográficas. 

Especialista em Santo Sudário lançará livro no Museu de Arte Sacra
Divulgação

O Museu de Arte Sacra de São Paulo está localizado na Avenida Tiradentes, 676, Luz, próximo à estação Tirandentes do metrô.

Fonte: Ecoar Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário