
A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (C.A.L) realizou no sábado, 6, a primeira formação litúrgica deste ano, no auditório da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (Fapcom), com a participação de aproximadamente 300 pessoas das seis regiões episcopais da Arquidiocese.
Inicialmente, o Maestro Delphin Porto conduziu a Oração de Abertura, com a Hora Média. Na sequência, todos foram saudados pelo Padre Helmo Cesar Faccioli, Assessor Eclesiástico arquidiocesano da C.A.L., e por Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para a Liturgia Arquidiocesana.
A assessoria foi do Padre Damásio de Medeiros, salesiano, que, inicialmente, exibiu um vídeo no qual Dom Edmar Peron, Bispo de Paranaguá (PR) e que foi Presidente da Comissão Episcopal para a Liturgia da CNBB, apresentou detalhes sobre a terceira edição do Missal Romano.
Depois, Padre Damásio falou sobre a Instrução Geral do Missal Romano com seus nove capítulos, os Lecionários, o Missal e o Hinário Litúrgico.
Na sequência, apresentou a carta apostólica Desiderio desideravi – sobre a formação litúrgica do povo de Deus – que é iniciada com o versículo bíblico “Tenho desejado ardentemente comer essa Ceia Pascal” (Lc 22,15). Falou, também, sobre a Arte de Celebrar, com explicações detalhadas sobre os Ritos Iniciais, a Liturgia da Palavra e a Eucarística, Ritos de Comunhão e Rito Final.
Padre Damásio recordou um dos trechos da carta: “Toda esta riqueza não está longe de nós: está nas nossas igrejas, nas nossas festas cristãs, na centralidade do domingo, na força dos sacramentos que celebramos. A vida cristã é um contínuo caminho de crescimento: somos chamados a deixar-nos formar com alegria e na comunhão” (Dd 62).
Por fim, deixou uma pergunta para que todos refletissem – “Como levar a sério a Mistagogia da ‘Arte de Celebrar’ presente na Instrução Geral do Missal Romano?” – e respondeu às dúvidas dos participantes.
A próxima formação da Comissão Arquidiocesana de Liturgia acontecerá em outubro.
(Colaborou: Ruy Halaz – a partir das informações apresentadas pelo Padre Damásio de Medeiros)