Exposição sobre Dom Paulo Evaristo acontece no Centro Cultural Santo Amaro

Visitas presenciais podem ser feitas até 28 de fevereiro. O ano de 2021 marca o centenário do nascimento do ‘Cardeal da Esperança’

Foto: Divulgação

O Centro Cultural Santo Amaro, na zona Sul da cidade, recebe até o dia 28 deste mês a exposição “Dom Paulo Evaristo Arns”, que rememora a biografia a atuação do ‘Cardeal Esperança’, nascido em 1921, e que entre 1970 e 1998 esteve à frente da maior Arquidiocese do país. Dom Paulo morreu em 2016, aos 95 anos de idade.

A exposição é uma realização da Mirar Lejos em parceria com a Cáritas Brasileira Regional São Paulo, com curadoria e coordenação-geral das jornalistas e biógrafas de Dom Paulo, Evanize Sydow e Marilda Ferri, e Maria Angela Borsoi, assessora de dom Paulo ao longo de mais de 40 anos.

A exposição conta com elementos lúdicos e multimídia dispostos em vários ambientes e propõe um passeio pela trajetória do Cardeal por meio de seis eixos temáticos, destacando assuntos como Democracia, Política, Sociedade, Legado Intelectual, Igreja e Comunicação.

Por esses eixos são enfocados temas como dom Paulo e o povo da rua; a contribuição para a justiça social e os direitos humanos; sua importância para os perseguidos políticos brasileiros e do Cone Sul; dom Paulo e os operários; o papel da mulher na Igreja e na sociedade; seu legado para os movimentos sociais, entre outros.

Em um dos ambientes, foi montada uma estrutura que reproduz a Praça da Sé e a Catedral Metropolitana, e há a representação de momentos históricos que ali aconteceram, como os cultos em memória de Alexandre Vanucchi Leme, Vladimir Herzog, Santo Dias, Manoel Fiel Filho e as missas de Primeiro de Maio.

Lúdica também é a reprodução de um mini campo do Corinthians onde o visitante vai poder acompanhar depoimentos de ícones desportivos, lembrando o time de coração do arcebispo e a sua relevante atuação junto a chamada “Democracia Corintiana”. 

Num outro espaço expositivo está retratado o período do regime militar e a atuação de dom Paulo contra os desmandos ocorridos. Celas reproduzem o Deops (Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo), um dos centros de tortura na capital paulista. No mesmo núcleo figura uma versão gigante do livro Brasil: Nunca Mais, além de um grande vale remontando à vala clandestina do cemitério de Perus, onde foram encontradas mais de mil ossadas humanas, muitas delas de presos políticos desaparecidos, que são lembrados em um memorial.

Para visualizar com mais clareza sua trajetória, uma linha do tempo com temas como os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Em vídeo, os 30 artigos da Declaração são lidos por 30 pessoas de origens diferentes, entre elas refugiados, moradores de rua e artistas, como Criolo, Martinho da Vila e Paulinho da Viola.

O evento conta com o apoio da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.

A entrada é gratuita e pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. O Centro Cultural Santo Amaro fica na Avenida João Dias, 822, Santo Amaro. Outras informações pelo telefone (11) 5541-7057.

Protocolos sanitários

Todo visitante só pode entrar usando máscara e deve respeitar o distanciamento mínimo de  um metro e meio em relação aos demais. Há postos de desinfecção.

Visitas em grupo: no máximo dez pessoas, porém divididas em grupos menores específicos para cada espaço, orientadas pelos monitores.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários