Extensão universitária na PUC-SP aborda a ‘Economia de Francisco e Clara’

Aulas serão sempre às terças-feiras, on-line; a primeira, ministrada pelo Cardeal Scherer, no dia 15, às 19h

Estudantes, profissionais das diversas áreas, agentes de pastorais, ativistas sociais, demais membros da sociedade civil e religiões são convidados a participar do curso de extensão universitária “Economia de Francisco e Clara: O amor político como caminho do desenvolvimento humano integral e solidário”.

Oferecido pelas Faculdades de Teologia e de Direito da PUC-SP, o curso, realizado de modo on-line, terá duração de nove semanas, num total de 27 horas, com aulas às terças-feiras à noite. A aula magna será no próximo dia 15, às 19h, ministrada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano e Grão-Chanceler da PUC-SP.

CLIQUE AQUI PARA INSCRIÇÕES E DETALHES SOBRE VALORES

Além das aulas expositivas online, os alunos deverão fazer exercícios de fixação e debate sobre os temas abordados, contando para tal com indicações de bibliografia e sugestão de slides. Haverá certificado de conclusão de extensão universitária para os que forem aprovados pelos critérios de nota e frequência mínima de 75%.

PROPOSTA DO CURSO

O curso busca refletir e dar instrução aos participantes sobre o amor a político, conforme lecionado no documento Fratelli Tutti, no qual o Papa Francisco ajuda a resgatar sentido e a importância da política na vida social como caminho de implementação das mudanças práticas que toda sociedade precisa.

Por mais que se mencione a Economia de Francisco e Clara, o curso visa fomentar e instruir os participantes quanto a necessidade de conhecer as regras do jogo no Brasil, as quais estão estipuladas na Constituição Brasileira de 1988. Pois, é preciso redescobrir os valores constituídos na Carta Magna para que toda sociedade e pessoa humana possa encontrar o seu caminho de liberdade e desenvolvimento integral.

No cronograma do curso há dois blocos de exposição: o primeiro focado nos temas relacionados a Constituição Federal de 1988 e o segundo focado nos temas sobre o pensamento católico sobre a política. Para cada bloco, serão ministrados por professores e especialistas nas áreas correspondentes, os quais facilitaram a compreensão do tema. Depois será aberto a fala aos participantes para que possam interagir com todos que estão neste processo de aprendizagem.

Por fim, o curso ao visar abordar temas ou normas estipuladas na Constituição Federal de 1988, contribuirá com os elementos básicos para compreensão de uma participação cidadã consciente no processo político brasileiro e orientações da Igreja Católica Apostólica Romana para efetivar o amor por meio da política.

Fonte: PUC-SP

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários