Feriado da Independência tem imunização contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação

População deve ser dirigir às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, onde o atendimento desta quarta-feira (7) será realizado das 7h às 19h

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que nesta quarta-feira (7) algumas unidades na capital paulista terão funcionamento alterado em função do feriado da Independência do Brasil. As campanhas de vacinação contra a Covid-19, poliomielite e multivacinação serão realizadas nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, das 7h às 19h.

A imunização contra a Covid-19 está disponível para crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos. Para primeira e segunda dose adicional estão elegíveis pessoas com mais de 18 anos que tomaram a primeira dose adicional há pelo menos quatro meses, além de adolescentes de 12 a 17 anos com imunossupressão, inclusive gestantes e puérperas. Está disponível, ainda, a terceira dose adicional para pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 40 anos.

A atual campanha de vacinação contra a poliomielite está voltada para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Na campanha de multivacinação, destinada ao público até 15 anos, são disponibilizados imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto e HPV.

Veja abaixo o que abre e o que fecha durante o feriado

Estarão abertos e com funcionamento ininterrupto:

– Hospitais Municipais;
– Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) 24h;
– Prontos-socorros Municipais;
– Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
– Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD IV Redenção;
– Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192).

Atenderão normalmente:

– AMAs Especialidades;
– As AMAs 12h estarão abertas até as 22h; 
– AMAs/UBSs Integradas funcionarão das 7h às 19h, inclusive para a vacinação;
– Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Estarão fechados:

– Ambulatórios de Especialidades;
– Hospitais Dia;
– Hospitais Dia 24h (funcionarão apenas para demandas internas);
– Unidades Básicas de Saúde (UBSs);
– Caps II;
– Centros de Convivência e Cooperativa (Ceccos);
– Centros Especializados em Reabilitação (CERs); 
– Caps III que atendem 24h funcionarão apenas com demandas internas, sem abertura ao público; 
– Unidades da rede municipal especializada em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/Aids; 
– Hospitais públicos veterinários e Centro Municipal de Adoção de Cães e Gatos;
– A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) funcionará em regime de plantão para atendimento a demandas internas;
– Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis).

Além desses equipamentos, a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estarão em regime de plantão. Os endereços das AMAs/UBSs Integradas podem ser consultados na página Vacina Sampa

SPTrans
O atendimento será normal, das 6h às 22h, nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes. O Posto Central e as lojas Jabaquara e Santana estarão fechados, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira (8).

Recarga do Bilhete Único
Um dos serviços mais procurados nos postos de atendimento é a recarga do bilhete, que pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site da SPTrans. Após a compra dos créditos, recarregue o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

Posto de Apoio à Mulher
O Posto de Apoio à Mulher, localizado no mezanino do Terminal Sacomã, não realizará atendimento na quarta-feira (7). As interessadas serão direcionadas à Casa da Mulher Brasileira, por meio de cartazes no local. O posto reabre na quinta-feira, das 8 às 17 horas.

Operação dos ônibus
A circulação dos ônibus no feriado será equivalente à de um sábado. Nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro, será a frota operacional correspondente aos dias úteis.

Serviço
Dia 7 de setembro

– Postos de venda e atendimento em terminais e Expresso Tiradentes – funcionamento normal 6h às 22h
– Posto Central da SPTrans – fechado
– Posto de Apoio à Mulher – fechado
– Lojas Jabaquara e Santana – fechadas

Subprefeituras
As praças de atendimento suspenso durante o feriado

Abastecimento
As feiras livres funcionam normalmente. Atualmente, a cidade conta com mais de 920 feiras realizadas por todas as regiões, no horário das 7h30 à 13h. Clique aqui e confira os endereços e dias da semana.

Veja também, abaixo, como será o atendimento nos mercados municipais e sacolões.

Equipamento 07/09/2022 
Central de Abast. Leste 07h00 às 13h00 
Central de Abast. Pátio Pari 04h00 às 17h00 
Mercado Guaianases 08h00 às 14h00 
Mercado Ipiranga 07h00 às 13h00 
Mercado Lapa FECHADO 
Mercado Penha 08h00 às 13h00 
Mercado Pinheiros 08h00 às 18h00 
Mercado Pirituba 07h00 às 14h00 
Mercado São Miguel FECHADO 
Mercado Sapopemba 08h00 às 13h00 
Mercado Teotônio Vilela 08h00 às 14h00 
Mercado Tucuruvi 08h00 às 13h00 
Mercado Vila Formosa 08h00 às 13h00 
Sacolão Avanhadava 07h00 às 17h00 
Sacolão Bela Vista 07h00 às 14h00 
Sacolão Brigadeiro 07h00 às 14h00 
Sacolão Butantã 07h00 às 13h00 
Sacolão Cid. Tiradentes 08h00 às 15h00 
Sacolão City Jaragua 08h00 às 18h00 
Sacolão Cohab Adventista 07h00 às 14h20 
Sacolão da Lapa 07h00 às 13h00 
Sacolão Estrada do Sabão 07h00 às 14h00 
Sacolão Freguesia do Ó 07h00 às 14h00 
Sacolão Jaguaré 07h00 às 14h00 
Sacolão Jaraguá 08h00 às 17h00 
Sacolão João Moura 07h00 às 19h00 
Sacolão Rio Pequeno 08h00 às 14h00 
Sacolão São Miguel FECHADO

Ecopontos
Funcionarão das 6h às 18h

Pátios de compostagem
Funcionamento em horário normal, das 14h às 22h

Direitos Humanos
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) informa que a Casa da Mulher Brasileira (CMB – Rua Vieira Ravasco, 26, no bairro do Cambuci – Tel.: 3275-8000 ) mantém neste feriado o seu plantão 24 horas para atendimento a mulheres vítimas de violência.

Não haverá experiente nos demais equipamentos de atendimento ao público da secretaria. Denúncias de discriminação racial e racismo, violência contra a população LGBTI, crianças, adolescentes e mulheres podem ser feitas pelo serviço SP156, telefone ou pelo portal 156

A Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos mantém atendimento de plantão pelo WhatsApp (11) 997549.9770. Os interessados também podem utilizar os serviços de localização de desaparecidos registrando os seus pedidos pelo formulário para cadastro de desaparecidos disponível no site da SMDHC

Assistência Social
Estarão abertas as unidades do SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes); SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centros de Acolhida, CPAS (Coordenação de Pronto Atendimento Social); Núcleos de Convivência para Pop Rua, Repúblicas, Casa Lar, ILPI (Instituições de Longa Permanência para Idosos); Residência Inclusiva e Serviço de Alimentação Domiciliar para a Pessoa Idosa.

Fechados: SAS (Supervisões de Assistência Social), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social); CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social); Centros POP, NPJ (Núcleo de Proteção Jurídico Social e Apoio Psicológico); CCA (Centro para Criança e Adolescente); CJ (Centro para Juventude); CEDESP (Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo); NCI (Núcleo de Convivência para Idosos); NAISPD (Núcleo de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência); Centro Dia; CRECI (Centro de Referência de Idoso); Circo Social; SASF (Serviço de Assistência Social à Família); CCInter (Coordenação de Proteção Social Básica); CDCM (Centro de defesa e de Convivência da Mulher); SPVV (Serviço de Proteção a Vítimas de Violência); MSE (Serviço de Medidas Socieducativas em Meio Aberto); Restaurante Escola e as sedes da Família Acolhedora.

Cate e Escola Makiguti
Os equipamentos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo não terão atendimento em decorrência do feriado de comemoração da Independência do Brasil.

As unidades do Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo não irão funcionar no dia 7 de setembro, assim como as unidades da Escola Municipal de Educação Profissional e Saúde Pública Professor Makiguti, nas zonas Leste e Norte da capital. 

Os Teias, rede de coworking público, administrados pela Ade Sampa, agência ligada a SMDET, estarão fechados também durante a celebração da Independência. Os postos de atendimento aos empreendedores não terão expediente na quarta (7). 

Equipamento também sob gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o CFCCT – Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes estará com a área externa aberta na quarta-feira. O público terá acesso à quadra poliesportiva, pista de skate e área verde disponíveis das 10h às 20h. A biblioteca não funcionará no feriado e para conferir a programação do cinema pelo Circuito SPCine, basta clicar aqui.  

Todos os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho serão retomados normalmente na quinta-feira (8).

Fazenda
O Centro de Atendimento da Fazenda (CAF) ficará fechado nesta quarta-feira. Na quinta-feira (8) o expediente voltará ao normal, das 10h às 16h, com atendimento mediante agendamento prévio por este link

Educação
As unidades da rede municipal estarão fechadas. Os CEUS funcionarão das 8h às 18h nesta quarta-feira. Clique aqui para ter acesso aos endereços

FAB LAB Livre SP, Telecentros e Descomplica
Todas as unidades estarão fechadas.

Parques
Os parques municipais naturais e urbanos funcionarão normalmente. Os horários de cada unidade estão disponíveis no site da Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) 

Os serviços da Divisão de Fauna Silvestre (DFS) no CeMaCAS – Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres funcionarão das 8h às 12h e o plantão telefônico será das 8h às 16h. Já a unidade da DFS no Parque Ibirapuera estará fechada.

A UMAPAZ (Coordenação de Educação Ambiental/Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) e os viveiros municipais não terão expediente.

O Planetário do Parque do Carmo funcionará das 13h às 17h com programação especial e contará com as seguintes atrações:

– 14h – 15h: Sessão de Cúpula: “O Show da Luna no Planetário”
– 15h – 16h: Visita Guiada
– 16h – 17h: Sessão de Cúpula: “Hoje no Céu”
– 18h – 19h: Sessão de Cúpula: “Escuridão da Noite”

Esportes
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) informa que os Centros Esportivos estarão abertos para o público nos horários habituais de cada unidade. Apenas os setores administrativos estarão fechados.

O funcionamento nos demais dias da semana da Pátria será normal.

Pessoa com Deficiência
O serviço da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência que estará em funcionamento é a Central de Intermediação em Libras (CIL), com atendimento 24 horas. Os equipamentos realizam a mediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e surdos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, bem como no aplicativo CIL SMPED.

O serviço é coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo, da Prefeitura de São Paulo, e destinado às pessoas com deficiência auditiva e surdos usuários de serviços públicos da cidade de São Paulo. Acesse aqui para mais informações.

A Paraoficina Móvel terá atendimento dias 6 e 8 de setembro, de acordo com este calendário

Cultura
Arquivo Histórico Municipal – fechado;

Beco do Pinto – aberto das 9h às 17h;

Biblioteca Mário de Andrade – Edifício Sede – Biblioteca Mário de Andrade: aberto das 9h às 18h; Coleção Circulante e Sala Infantil: aberta das 10h15 às 16h45; Edifício Anexo – Hemeroteca: aberto das 9h às 18h;

Bibliotecas de Bairro – fechadas;

Bibliotecas Monteiro Lobato, Álvares De Azevedo, Cora Coralina, Pe. José De Anchieta, Raul Bopp, Viriato Correa e Paulo Setubal – fechadas;

Bosques de Leitura – fechados;

Capela do Morumbi – aberta das 9h às 17h;

Casa de Cultura Santo Amaro (Paço Cultural Júlio Guerra Casa Amarela) – fechada;

Casa da Imagem (Antiga Casa Nº1) – aberta das 9h às 17h;

Casa de Cultura Brasilândia – fechada;

Casa de Cultura Butantã – aberta;

Casa de Cultura Campo Limpo – aberta;

Casa de Cultura da Vila Guilherme (Casarão) – aberta;

Casa de Cultura Freguesia do Ó (Salvador Ligabue) – fechado;

Casa de Cultura Guaianases – fechado;

Casa de Cultura Hip Hop Leste (Cidade Tiradentes) (Espaço Cultural Casa Da Fazenda)- fechada;

Casa de Cultura Hip Hop Sul (Cora Coralina) – fechada;

Casa de Cultura Itaim Paulista- fechada;

Casa de Cultura Itaquera (Raul Seixas-Parque Raul Seixas – aberta;

Casa de Cultura Julio Guerra – fechada;

Casa de Cultura M’ Boi Mirim – fechada;

Casa de Cultura De Parelheiros – fechada;

Casa de Cultura Santo Amaro (Manoel Cardoso De Mendonça) – fechada;

Casa de Cultura São Mateus – fechada;

Casa de Cultura São Miguel Paulista (Antonio Marcos) – fechada;

Casa de Cultura São Rafael – fechada;

Casa de Cultura Tremembé – fechada;

Casa de Cultura Do Ipiranga (Chico Science) – aberta;

Casa do Bandeirante – aberta das 9h às 17h;

Casa do Grito – aberta das 9h às 17h;

Casa do Modernista – aberta das 9h às 17h;

Casa do Sertanista (Casa Do Caxingui) – aberta das 9h às 17h;

Casa do Tatuapé – aberta das 9h às 17h;

Centro Cultural da Diversidade (Teatro Décio de Almeida Prado) – aberto das 10h às 18h;

Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso – aberto das 10h às 22h;

Centro Cultural da Penha – fechado;

Centro Cultural de Vila Formosa – para reforma

Centro Cultural do Grajaú (Palhaço Carequinha) – fechado;

Centro de Culturas Negras – aberto das 7h às 22h;

Centro Cultural Olido – aberto das 15h às 21h;

Centro Cultural Santo Amaro – fechado;

Centro Cultural São Paulo – Teatro: aberto na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07); Cinema: aberto na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07); Bibliotecas: fechadas na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07); Discoteca Oneyda Alvarenga: fechada na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07); Demais acervos: abertos na segunda-feira (05) e terça-feira (06) e fechados na quarta-feira (07); Áreas expositivas: abertas na segunda-feira (05) e terça-feira (06) e fechadas na quarta-feira (07); Áreas de Convivência (área da escada vermelha e corredor da dança): abertas na segunda-feira (05), terça-feira (06) e quarta-feira (07); Central de Informações: aberta na segunda-feira (05) e terça-feira (06) e fechada na quarta-feira (07); Administração: aberta na segunda-feira (05) e terça-feira (06) e fechada na quarta-feira (07);

Centro Cultural Tendal da Lapa – fechado;

Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – aberto das 10h às 19h;

Centro da Memória do Circo – aberto das 13h às 18h;

Centro de Referência da Dança- fechado;

Chácara Lane – aberta das 9h às 17h;

Escola Municipal de Bailado – fechada;

Escola Municipal de Iniciação Artística – fechada;

Escola Municipal de Música – fechada;

Fundação Teatro Municipal/Praça das Artes – Verificar programação no site do teatro

Hemeroteca – Atendimento mediante agendamento;

Monumento à Independência (Cripta Imperial) – aberta das 9h às 17h;

Pavilhão das Culturas Brasileiras – fechado ao público (Só conta com atividades internas de funcionários);

Polo Cultural e Criativo Vila Itororó (Canteiro Aberto) – aberto das 10h às 19h;

Ponto de Leitura Piqueri – fechado;

Ponto de Leitura Jardim Lapena – fechado;

Sítio da Ressaca – fechada em reforma;

Sítio Morrinhos – aberto das 9h às 17h;

Solar da Marquesa de Santos – aberto das 9h às 17h;

Teatro Alfredo Mesquita – aberto das 14h às 23h;

Teatro Artur Azevedo – fechado;

Teatro Cacilda Becker – aberto das 14h às 22h;

Teatro Flávio Império – aberto das 6h às 18h;

Teatro João Caetano – fechado;

Teatro Paulo Eiró – fechado;

Fonte: SECOM – Prefeitura da Cidade de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários