Férias na capital: a diversão em família está garantida

Confira atividades artísticas e culturais que ocorrem em parques, museus e outros espaços espalhados por toda a Cidade

Amigos da Arte/Mundo do Circo/Divulgação

Janeiro chegou, e com ele as esperadas férias escolares. Para muitos, é um período para descansar e para a criançada um momento para se divertir. São inúmeras as propostas oferecidas, desde eventos gratuitos até as com preços promocionais para atrair o público.

O Jornal O SÃO PAULO reuniu nesta reportagem algumas atividades artísticas e culturais em diferentes lugares da cidade de São Paulo para aproveitar as férias com a família.

HORA DA DIVERSÃO

O programa “Agita + Férias”, é uma realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), com opções de esportes e lazer para crianças e adolescentes. As atividades, disponíveis de sexta-feira a domingo, das 10h às 17h, em dez Centros Esportivos das Zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro da capital. O evento segue o calendário oficial de férias escolares da rede municipal da Prefeitura de São Paulo e tem como foco a primeira infância, até 6 anos; crianças de 7 a 11 anos; e adolescentes de 12 a 17 anos. Desde o início do mês, as atividades acontecem simultaneamente nos Centros Esportivos que integram o programa e ainda ocorrerão nos dias 19, 20 e 21; 25 (aniversário de São Paulo); 26, 27 e 28.

Outra ação é o projeto “Recreio nas Férias”, em sua 43° edição, com ações voltadas para crianças de até 14 anos, matriculadas em unidades de ensino da rede pública e particular, com atividades de esporte, lazer, recreação e passeios. “O objetivo do programa é funcionar como mais uma ferramenta para potencializar a educação integral e inclusiva, além de garantir refeições nutritivas e atividades que promovem o desenvolvimento físico e cognitivo mesmo durante o período de recesso escolar”, afirma a nota divulgada pela prefeitura.

As famílias interessadas deverão comparecer pessoalmente em qualquer unidade educacional da Rede, levando comprovante de residência e RG ou certidão de nascimento da criança e do responsável.

Confira o local mais próximo da sua casa aqui

Museu do Futebol/Divulgação

MUSEU DO FUTEBOL

No Museu do Futebol, você pode conferir, de terça-feira a domingo, com ingressos gratuitos, a exposição temporária “Futebol de Brinquedo”, que resgata a memória afetiva dos brinquedos analógicos de futebol, incluindo Aquaplay, Pregobol, Super Trunfo, bonecos e bonecas, mascotes das Copas do Mundo FIFA e, é claro, vários times de futebol de botão. A curadoria é de Marcelo Duarte, com a equipe do Museu do Futebol.

“A exposição Futebol de Brinquedo resgata esse brincar, fazendo uma tabelinha entre a memória afetiva dos mais velhos e a apresentação de jogos desconhecidos para os mais novos. Uma prova que, além de ser um dos esportes mais democráticos que existem, o futebol une gerações”, destaca o curador Marcelo Duarte.

Endereço: Praça Charles Miller s/n — Estádio do Pacaembu

EM MEIO À NATUREZA

No Parque do Ibirapuera, uma oportunidade para toda a família se encantar com a biodiversidade da fauna e flora, histórias e curiosidades do parque, localizado na zona Sul da capital. Conexão com a natureza, com paradas estratégicas ao longo do trajeto para conhecer as 500 espécies de árvores e arbustos, aproximadamente 340 espécies de animais catalogadas, sendo 200 de aves e espécies botânicas (incluindo algumas que estão na lista de extinção).

Com entrada gratuita, a visita não tem restrição de idade e é guiada pela equipe ambiental do espaço, que apresenta a história do Parque, conservação da natureza e engajamento ambiental do local. Uma boa oportunidade para um dia em meio à natureza!

Confira as datas disponíveis para o circuito aqui

ARTE EM CASA

Que tal uma exposição virtual, caso prefira curtir as férias em casa, descansando e aprendendo. É possível acompanhar a exposição “Tarsila entre aspas”, disponível no formato on-line, no site do Museu da Imagem e do Som (MIS Experience).

Fatos da infância, sua timidez, a ida a Paris, sua não participação na Semana de Arte Moderna de 1922, suas viagens e o encontro com a vanguarda paulista são alguns dos temas presentes nesta exposição virtual. Durante a imersão você pode ouvir um trecho da entrevista que Tarsila do Amaral concedeu em sua residência em 1971.

A entrevista faz parte do Acervo On-Line do MIS.

Amigos da Arte/Mundo do Circo/Divulgação

VAMOS AO CIRCO

“Respeitável público”. Para os apaixonados e ou curiosos pela magia do circo, malabaristas, mágicos e palhaços, é só visitar o “Mundo do Circo” no Parque Estadual da Juventude, zona Norte da capital, com capacidade para até 3 mil pessoas simultaneamente.

A Grande Lona tem capacidade para 618 espectadores. Com entrada gratuita de terça-feira a domingo, das 11h às 18h, o “Mundo do Circo” traz uma programação lúdica e interativa sobre o imaginário do circo, mostrando suas várias modalidades artísticas, enriquecendo a experiência sensorial proporcionada pelo ambiente que é todo temático.

Como chegar: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Metrô Carandiru

Mosteiro da Luz Museu de Arte Sacra

FÉ E CULTURA

Que tal no itinerário de férias aproveitar para conhecer o acervo do Museu de Arte Sacra? Localizado na Avenida Tiradentes, 676, na Luz, é um dos principais museus de arte sacra que recolhe, classifica, cataloga e expõe objetos religiosos.

O acervo público do museu começou em 1907 pelo primeiro Arcebispo de São Paulo, Dom Duarte Leopoldo e Silva, que recolhia imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que começaram a ser demolidas depois da Proclamação da República.

Confira a programação: Museu de Arte Sacra de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários