Tradicional festa acontece desde 1900 no Brás
No sábado, 21, a Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, no Brás, inicia sua tradicional festa da padroeira. Esta é considerada a mais antiga e tradicional festa italiana da cidade de São Paulo, e acontece há mais de 100 anos no bairro da zona central da capital.
O evento, que acontecerá nos dois últimos finais de semana do mês de maio, reúne cerca de 200 voluntários da comunidade e conta com barracas de comidas típicas italianas, que decoram a Rua Caetano Pinto.
A paróquia também se prepara para celebrar Nossa Senhora de Casaluce, com o tríduo que acontece nos dias 25, 26 e 27 de maio, às 18h30; e a solenidade da padroeira, com uma procissão às 9h e a Missa solene às 10h30.
DEVOÇÃO À NOSSA SENHORA DE CASALUCE
Casaluce significa “casa de luz”. No século XII, na cidade de Aversa, no sul da Itália, houve temporal muito forte. Uma moça de cor negra bateu na porta de um seminário para pedir abrigo, porém, naquele tempo, não era permitida a entrada de mulheres nestas instituições.
Os padres, então, pediram que a moça fosse à um convento de freiras na cidade mais próxima, que se chamava “Casaluce”. As freiras a acolheram e a instalaram num quarto, porém, no dia seguinte, as freiras não a encontraram e no seu lugar havia apenas um quadro, que era a figura da moça com uma criança nos braços. A partir daí, vários milagres foram a ela atribuídos .
A DEVOÇÃO NO BRASIL
No final do século XIX, os imigrantes italianos concentraram-se no bairro do Brás, em São Paulo. Os napolitanos instalaram-se preferencialmente na Rua Caetano Pinto e ali se iniciou a devoção à Nossa Senhora de Casaluce, quando trouxeram uma réplica do quadro. Em 1900, fundaram a paróquia e continuaram ligados à sua terra natal por meio desta devoção.
Hoje existem somente duas igrejas dedicadas à Nossa Senhora de Casaluce no mundo, a de Nápoles e em São Paulo.
A que horas começa a vender macarrão