Festa de São Marcos ressalta a sinodalidade, missão e partilha cristã

Flávio Modolin

Entre os dias 20 e 23, os fiéis da Paróquia São Marcos Evangelista, no Parque São Rafael, participaram de um tríduo em honra do padroeiro, cuja celebração litúrgica é no dia 25.

Na quinta-feira, 20, primeiro dia do tríduo, com o tema “Com São Marcos, viver o espírito sinodal”, a missa foi presidida pelo Padre Agostinho Janning, SVD, da Diocese de São José dos Campos (SP), que foi Vigário Paroquial entre 1993 e 1997.

Na homilia, o Padre Agostinho ressaltou que a Igreja sinodal é aquela em que todos caminham juntos e se apoiam para vencer os problemas e dificuldades. O Sacerdote afirmou ainda que a Igreja é sempre movida e orientada pelo Espírito Santo. “É do Espírito Santo que precisamos para que o respirar da Igreja seja sempre renovador”.

Já no segundo dia do tríduo, na sexta-feira, 21, presidiu a missa o Padre Leonardo Neno, SVD, que foi Vigário Paroquial em 2016. Ele abordou o tema “Com São Marcos, viver a partilha”.

O terceiro dia, sábado, 22, foi marcado pela presença do Padre Cirineu Kuhn, SVD, Superior Provincial da Congregação do Verbo Divino, que ressaltou o tema da missão.

Durante a homilia, Padre Cirineu destacou a necessidade da coragem missionária. “Para viver ativamente a missão, não podemos ter medo; o contrário da fé não é a dúvida, mas, sim, o medo. Nós, como comunidade de fé, precisamos entender que a fé é uma graça que nos faz superar os medos”, disse.

As comemorações se encerraram na manhã do domingo, 23, com a missa presidida pelo Padre Adalberto Mittelstaedt, SVD, que foi Vigário Paroquial entre 2012 e 2016. Houve, ainda, a procissão pelas ruas do bairro com a imagem do padroeiro.

Por Fernando Arthur
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Belém

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários