A Arquidiocese de São Paulo comunicou na sexta-feira, 6, o falecimento do Padre Cláudio José Ribeiro, aos 52 anos de idade. Após ter um mal súbito na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Beatriz, Decanato São Simão da Região Lapa, em que era Administrador Paroquial, o Sacerdote foi levado ao Hospital São Camilo, na Pompeia, onde teve um enfarte e não resistiu.
Na noite do sábado, 7, na mesma Paróquia, os paroquianos, amigos e parentes do Padre Cláudio participaram do velório e da missa de exéquias, presidida por Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém.
Outras missas em sufrágio do Padre Cláudio haviam sido celebradas anteriormente: na sexta-feira, 6, presidida por Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; e no sábado, 7, uma presidida por Dom Rogério Augusto das Neves e outra por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, ambos Bispos Auxiliares da Arquidiocese.
Após a celebração das exéquias, o velório do Padre Cláudio continuou por mais uma hora e o corpo seguiu para a cidade de Presidente Epitácio (SP), onde foi realizado o sepultamento.
O velório foi marcado por muita comoção, especialmente porque dias antes, em 2 de setembro, Padre Cláudio e os paroquianos foram em romaria ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Natural de Santa Rita do Pardo (MS), Padre Cláudio veio para São Paulo com 17 anos. Formado em Direito, começou a frequentar a Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Jardim Paulista, próxima ao seu local de trabalho. Foi lá que passou a participar do Apostolado da Oração e teve seu despertar vocacional, ingressando no seminário arquidiocesano em 2010. Sua ordenação diaconal ocorreu em 9 de dezembro de 2017, e a presbiteral em 8 de dezembro de 2018.
Na Arquidiocese de São Paulo, Padre Cláudio foi ainda Vigário Paroquial nas Paróquias São Gabriel Arcanjo e Santa Cecília, ambas na Região Sé. Era também Assistente Eclesiástico para o Apostolado da Oração na Região Lapa.
Por Benigno Naveira/Colaborador de comunicação para a Região Lapa
(Com informações complementares da redação do O SÃO PAULO)