Fiéis de paróquia em Pinheiros celebram a Virgem Negra de Montserrat

Foi a primeira vez que na Paróquia de Pinheiros celebrou-se este dia em comunhão com o Santuário Internacional de Montserrat, que se localiza em Barcelona, na Espanha

Irmã Michelli

A Paróquia Nossa Senhora do Monte Serrate, Setor Pastoral Pinheiros, celebrou, em 27 de abril, o Dia da Virgem Negra de Montserrat, que é popularmente conhecida como La Moreneta (A morena).

Foi a primeira vez que na Paróquia de Pinheiros – como é conhecida no bairro – celebrou-se este dia em comunhão com o Santuário Internacional de Montserrat, que se localiza em Barcelona, na Espanha, resgatando a origem dessa devoção que teve início no século IX e é uma das mais antigas da Igreja Católica. Outrora, a data que se comemorava essa solenidade no Brasil, era em 8 de setembro, dia da Natividade de Nossa Senhora.

A missa foi presidida pelo Padre Vandro Pisaneschi, Pároco, e concelebrada pelo Padre José Edson Santana, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Vila Beatriz, também no Setor Pastoral Pinheiros.

A comunhão com o Santuário Internacional não ocorreu somente pela solenidade da data, mas também trouxe os mesmos ritos litúrgicos da missa realizada no Mosteiro de Montserrat, na Catalunha. 

Irmã Michelli

Padre Vandro, na homilia, apresentou fatos da história da Virgem Maria, contrapondo com a realidade da vida cotidiana. Expôs a necessidade de sermos humildes como Maria, que foi grande porque tirou seu coração do peito e entregou à Jesus. “Esse coração é seu filho, o leve para onde quiser”.  É por esse motivo que a encontramos na cruz, mas também em Pentecostes com os apóstolos no cenáculo, aquele que têm o coração pequeno o entrega à Deus permitindo que ele lhe dê forças e o guie.

A celebração foi encerrada com a consagração a Virgem de Montserrat. Logo após, foi cantado pela primeira vez na paróquia o hino “Virolai”, cântico oficial da padroeira da Catalunha.

(Colaborou: Pamela Pio)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários