Formação arquidiocesana de liturgia destaca a 3ª edição do Missal Romano

A Comissão Arquidiocesana de Liturgia (CAL) realizou, no sábado, 7, o Encontro de Formação Litúrgica sobre a 3ª Edição do Missal Romano.

O evento aconteceu no auditório da Faculdade Paulus de Comunicação (Fapcom) e contou com as assessorias do Padre Damásio Medeiros, sacerdote salesiano e liturgista, e do Padre Luiz Eduardo Baronto, Cura da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção.

Esta nova edição do livro litúrgico que contém as orações e ritos da missa é fruto de um trabalho de 19 anos. A jornada começou após a promulgação da nova edição típica do Missal, em latim, em 2002, por São João Paulo II. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação da tradução brasileira, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A 3ª edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano. Esta nova edição passará a ser adotada obrigatoriamente em todas as igrejas católicas do Brasil a partir do dia 3 de dezembro, 1º Domingo do Advento.

Durante a formação, Padre Damásio explicou o processo de tradução e revisão do missal, apresentando as principais alterações nos textos, que buscaram maior fidelidade ao original latino. O Sacerdote também enfatizou que além da publicação na nova edição do Missal é necessário um paciente trabalho de formação litúrgica nas comunidades.

“A importância do novo livro litúrgico não se dá apenas pelas possíveis inovações que o Missal Romano pode trazer, mas pelo fato de que, com ele, a Igreja transmite à comunidade dos fiéis o livro autêntico que dá forma à vida sacramental, de modo que celebrando a Eucaristia se edifica o ‘Corpo de Cristo’ (1 Cor 12,27)”, destacou o liturgista.

Para saber mais sobre a 3ª edição do Missal Romano, acesse a versão digital do caderno especial do O SÃO PAULO, disponível aqui.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários