Formações, catequese e CF 2023 em destaque na Região Sé

Nas tardes dos sábados, dias 4 e 11, foi realizado o curso de Comunicação na Liturgia, no auditório SEPAC/Paulinas, organizado pela Paróquia Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana, Setor Paraíso, ministrado pela Irmã Helena Corazza,  Paulina.

O Pároco, Frei Eliseo Lopez Bardon, Agostiniano, acompanhou as palestras juntamente com paroquianos das Paróquias Santa Rita de Cássia, São Judas Tadeu, Nossa Senhora da Esperança e da Catedral da Sé.

Com metodologia teórico-prática, o curso deu ênfase à proclamação da Palavra na Liturgia, abordou aspectos sobre a pessoa que comunica, evidenciando alguns elementos como postura física e emocional, dicção, acolhimento, demonstrando o uso do microfone com exercícios práticos.

Maria Lúcia Piratininga, da Paróquia de Santa Rita, disse: “As aulas sobre Comunicação na Liturgia superaram minhas expectativas. Foram conduzidas pela Irmã Helena Corazza com competência, leveza e tranquilidade. Foi muito bom, não apenas ter aprendido conceitos, mas ter praticado em laboratório”.

(por Pascom paroquial)

A Pastoral da Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, conduziu os trabalhos para que 30 crianças e adolescentes recebessem a Primeira Eucaristia em missa no domingo, 12.  A celebração foi presidida pelo Pároco, padre Eduardo Ribeiro, C.Ss.R.

(por Pascom paroquial)

Foto: Karine de Sousa Lima

No domingo, 12, os catecúmenos da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, Setor Perdizes, receberam a unção com o óleo batismal e fizeram a inscrição de seus nomes no livro do Batismo. A celebração foi presidida pelo Padre Juliar Nava, Vigário Paroquial

(por Larissa Mantuan)

Foto: José Luiz Altieri Campos

Em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2023, neste tempo de Quaresma, o Arsenal da Esperança propôs como instrumento de sensibilização, uma exposição em sua Galeria de Arte, próxima ao refeitório. Neste lugar, ao longo dos 27 anos de funcionamento ininterrupto, já foram oferecidas mais de 26 milhões de refeições. O Arsenal da Esperança foi fundada em São Paulo, em 1996, por iniciativa de Ernesto Olivero e Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida. Localizado nas instalações da antiga Hospedaria de Imigrantes, o Arsenal é habitado pelo SERMIG – Fraternidade da Esperança, a comunidade de casais e consagrados fundada em 1964, na Itália, pelo próprio Ernesto Olivero e por sua esposa Maria Cerrato.

(por comunicação do Arsenal da Esperança)

No sábado, 11, a equipe de litúrgica do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no setor Perdizes, participou do encontro “Todos são chamados a ler”, que teve a orientação pedagógica da Congregação Irmãs Pia.

“As Pias Discípulas do Divino Mestre”, “componentes do apostolado litúrgico”, mostraram, didaticamente, a equipe de litúrgica do Santuário, como deve ser o preparo do leitor e salmista para seus corretos desempenhos, com ênfase nas suas responsabilidades na transmissão da Palavra de Deus, ou seja, nas leituras e salmo, com seu vínculo ao evangelho proclamado pelo celebrante.

A apresentação se dividiu em duas partes. uma teórica, onde a irmã Vera Galvan, esclareceu a finalidade da “leitura orante”, que exige um preparo para se ter o sentimento da leitura, meditação, oração e contemplação.

Já na parte prática, os participantes foram divididos em grupos para desenvolver atividades que levaram todos a realidade daqueles sentimentos.

Em um espírito de realização própria, o evento foi finalizado com a bênção do Frei Jair Roberto, Reitor do Santuário e promotor do encontro.

(por Pascom paroquial)

Foto: Renato Adelino

No domingo, 12, na Paróquia Nossa Senhora de Casaluce, Setor Brás, Dom Rogério Augusto das Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, conferiu o sacramento da Confirmação a quatro jovens.

(por Renato Adelino).

ESTUDANTES DE TEOLOGIA VISITAM O CONVENTO SÃO FRANCISCO DE ASSIS

No dia 6, 44 estudantes de Teologia do campus Ipiranga da PUC-SP estiveram no Convento São Francisco de Assis para uma visita. Motivados pelo docente Prof. Dr. Padre José Ulisses Leva, o objetivo foi aprender sobre o período medieval tendo contato com uma ordem mendicante. 

A visita foi dividida em três momentos. Os universitários foram recebidos pelo Frei Alberto Eckel Junior, OFM, que os instruiu sobre a vida de São Francisco de Assis e os pilares da vida franciscana: Encarnação, Eucaristia e o Mistério da Cruz. Em um segundo momento, quem passou a conduzi-los foi o Frei Roberto Aparecido Pereira, OFM, que contou a história dos presépios. A última parte da visitação foi ministrada pelo Frei David Raimundo Santos, OFM, responsável por apresentar os encaminhamentos da Ordem nos dias atuais.

(Por Padre José Ulisses Leva)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários