Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Gênesis’: um espetáculo imersivo de luzes na Paróquia São Luís Gonzaga

No templo localizado na Avenida Paulista, mais de 40 mil pessoas já assistiram à jornada sensorial imersiva que conta a história da criação do mundo

Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na Paróquia São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista, Decanato São Tiago de Alfeu da Região Sé, o espetáculo “Gênesis” transforma a igreja em um cenário imersivo, com projeções adaptadas à arquitetura do templo. 

A partir de trilhas sonoras e imagens projetadas no teto e nas paredes, o público é conduzido por uma jornada sensorial pelos sete dias da criação do mundo – da formação dos mares ao surgimento da vida humana, conforme descrito na Bíblia. A visitação pode ser feita até a primeira semana de setembro. 

FÉ E ARTE 

Inédito na América Latina, o espetáculo “Gênesis”, em São Paulo, une arte digital e espiritualidade. A atração faz parte da série internacional Eonarium, uma parceria da Fever com o coletivo suíço de arte digital Projektil. A produção teve início na Suíça, ganhou espaço em demais países da Europa e nos Estados Unidos, e desde junho está na Paróquia São Luís Gonzaga. 

Marcel Vecchi, gerente de projetos na Fever, explicou à reportagem que “Gênesis” é um espetáculo audiovisual cuidadosamente projetado para dialogar com a arquitetura do local. A escolha da igreja, segundo ele, está diretamente ligada à estética e funcionalidade do espaço. 

“Buscamos edifícios icônicos, com elementos como vitrais, colunas e tetos bem estruturados. No caso da Paróquia São Luís, o teto branco favorece as projeções e o prédio tem uma beleza arquitetônica que atende perfeitamente a proposta”, ressaltou Vecchi, também agradecendo a acolhida da Paróquia São Luís Gonzaga ao projeto. 

A narrativa do espetáculo é baseada nos sete dias da criação do mundo, conforme descrito no livro do Gênesis. “Cada fase é representada por imagens projetadas com precisão milimétrica e trilhas sonoras especialmente selecionadas para criar uma atmosfera envolvente”, afirmou. 

“É um formato novo por aqui, e temos visto uma resposta muito positiva do público. Em menos de dois meses passaram pelo espetáculo mais de 40 mil espectadores. A gente percebe isso nas reações emocionadas das pessoas, nos aplausos ao fim da sessão, e, também, nas avaliações nas plataformas digitais”, destacou Vecchi, lembrando que, no mundo inteiro, mais de 1,5 milhão de espectadores já prestigiaram “Gênesis”. 

FERRAMENTA DE EVANGELIZAÇÃO 

Padre Nilson Marostica, Jesuíta, Pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, falou ao O SÃO PAULO sobre o impacto espiritual e cultural do espetáculo imersivo “Gênesis” na igreja. 

“No espetáculo, as pessoas conseguem identificar claramente as passagens bíblicas – o caos inicial, a separação das águas, o surgimento das plantas, animais e seres humanos. É tudo muito bem conduzido.” 

Em plena Avenida Paulista, cartão-postal da cidade, a atração também cumpre outro papel: tornar a igreja mais conhecida, inclusive fora da capital. O Pároco salientou que a arte é uma ferramenta indispensável de evangelização. 

“Era para ser somente de quinta-feira a domingo, mas a procura foi tão grande que ampliamos os dias de visitação de terça-feira a domingo. Vem gente do interior do estado, grupos organizados e até turistas de outros países. A igreja se tornou um destino turístico de fé e devoção. Coral, orquestra, teatro, luzes – tudo isso é instrumento pastoral. Só o fato de alguém entrar em uma igreja já é um anúncio do sagrado.” 

CUIDADO COM A CASA COMUM 

Padre Nilson também faz questão de conectar o conteúdo do espetáculo ao apelo do falecido Papa Francisco – e agora também do Papa Leão XIV – sobre o cuidado com a Casa Comum. “O ‘Gênesis’ mostra como tudo foi criado por Deus e como tudo era muito bom. Isso desperta o desejo de preservar o que nos foi dado gratuitamente. Em uma cidade como São Paulo, essa reflexão é urgente.” 

A Paróquia já realiza ações inspiradas na encíclica Laudato si’, como mutirões de limpeza no entorno da igreja, plantio de mudas com crianças da Catequese e debates sobre sustentabilidade. “Esse espetáculo é mais uma forma de nos conectarmos com essa missão. É catequese, é arte, é cuidado com a Criação – tudo junto.”, enfatizou o Padre. 

Entre os visitantes impactados pelo espetáculo “Gênesis”, o designer Cauê Chiovetto, 31, destacou a emoção de vivenciar uma experiência tão inovadora em um espaço sagrado: “Assisti ao show imersivo de luzes e me surpreendi muito. Foi emocionante”. Para ele, o contraste entre o tradicional e o contemporâneo é o que torna a apresentação ainda mais especial. “Achei muito bonito o fato de as projeções tão modernas e futuristas estarem dentro de um lugar tão sagrado. É o encontro do passado com o novo, refletido nas paredes e no teto da igreja”, avaliou. 

As sessões de “Gênesis” acontecem de terça-feira a domingo, geralmente às 18h, 19h, 20h e 21h, na Paróquia São Luís Gonzaga (Avenida Paulista, 2.378, Cerqueira César). Os ingressos estão à venda exclusivamente pela plataforma Fever (https://feverup.com/pt/sao-paulo). 

A JORNADA EM ‘GÊNESIS’ 

Dia 1 – Luz e Caos 
Surgiu a luz e separou-se da escuridão. A luz passou a ser chamada de “dia” e a escuridão, de “noite”. 

Dia 2 – Água e Ar 
Um imenso espaço separou as águas. Essa expansão passou a ser chamada de “ar”. 

Dia 3 – Terra e Plantas 
Formou-se o solo seco, no qual corpos de água permearam. Terra e mares foram criados, e diversas plantas e árvores cresceram sobre a Terra, adornando nosso planeta com um belo espetáculo de cores. 

Dia 4 – Corpos Celestes 
Surgiu o sol, iluminando o dia, e a lua, juntamente com as estrelas, passou a brilhar no céu noturno. 

Dia 5 – Animais da Água e do Ar 
Nasceram os animais das águas e do ar. 

Dia 6 – Animais Terrestres e Seres Humanos 
Surgiram os animais que vivem em terra firme. E, assim, também os seres humanos. 

Dia 7 – Dia de Descanso 
A obra sobre a Terra foi concluída. 

Deixe um comentário