Giro pelas Regiões Episcopais

Confira as notícias das Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo desta semana. 

REGIÃO BELÉM

Larissa Bernardo

No domingo, 10, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, presidiu missa na Paróquia São Rafael, na Mooca, Setor Belém, na qual conferiu o sacramento da Crisma a 16 adultos. Concelebraram os Padres José Maria Ramos, CRSP, Pároco, e Miguelito Maria Ferrara, CRSP, Vigário Paroquial. (por Fernando Arthur) 

REGIÃO BRASILÂNDIA

Elizângela Marques

A Paróquia Nossa Senhora da Paz, Setor Jaraguá, realizou a novena da padroeira, de 30 de junho a 8 de julho. A cada dia, com missas matinais – presididas pelo Padre Gleidson Luís de Sousa Novaes, Pároco – e noturnas – presididas por padres convidados -, houve reflexões sobre o sínodo arquidiocesano. Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, presidiu a missa no sábado, 9, dia da padroeira, destacando a importância de cada membro da comunidade, na organização e realização da novena. (por Miguel Julio) 

Patrícia Beatriz

A Paróquia São Luís Grignion de Montfort, no Jardim Rincão, Setor Jaraguá, promoveu, entre os dias 8 e 10, o 18° Encontro de Casais com Cristo (ECC), com o tema “Não nos cansemos de fazer o bem” e o lema “Eis-me aqui, Senhor”. Estiveram presentes à atividade Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia; Padre Márcio Campos da Silva, CSCch, Coordenador Regional da Pastoral Familiar e do ECC; Padre Sergio Antônio Bernardi, Pároco; e o Padre Deolindo de Almeida Tenório, da Diocese de Osasco (SP).  (por Patrícia Beatriz) 

Entre os dias 8 e 10, aconteceu a 50° Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional de Aparecida, com a participação do Conselho Particular da Brasilândia. Houve a reza do Terço no Caminho do Rosário, a Via-Sacra no Morro do Cruzeiro, a exposição do Jubileu da Romaria, o show de talentos e o festival cultural, tendo a peregrinação se encerrado com a missa. (por Karina Marta) 

PASCOM Paroquial

No domingo, 10, o Padre Roberto Moura, Pároco da Paróquia São Luís Gonzaga, Setor Pereira Barreto, presidiu a missa durante a qual houve o envio dos agentes da recém-criada Pastoral da Escuta. Ele ressaltou que é a primeira paróquia da Região a oferecer esse serviço, cujo atendimento é feito todos os sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. (por Taíse Cortês) 

REGIÃO IPIRANGA

Karen Eufrosino

Os fiéis da Capela Sagrada Família e Santa Paulina, a qual abriga os restos mortais de Santa Paulina, celebraram no sábado, 9, a memória litúrgica da primeira Santa do Brasil. Em 2022, comemoram-se os 80 anos de seu falecimento e 20 anos de sua canonização. Foram celebradas seis missas ao longo do dia, presididas por padres convidados, por Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, e pelo Capelão da Capela, Padre Rodrigo Pires Vilela da Silva, que contaram com a presença das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, continuadoras da obra iniciada por Santa Paulina, religiosos e religiosas que atuam no bairro do Ipiranga, famílias, crianças e muitos devotos da Santa. (por Departamento de Comunicação e Marketing da Congregação) 

Dirigentes NCC

No domingo, 10, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Moema, Setor Vila Mariana, aconteceu o 17° Encontro de Namorados com Cristo, promovido pela Pastoral Familiar regional e com o apoio do Padre Samuel Alves da Cruz, SDS, Pároco. A atividade contou com a presença de sete casais, além de mais de 60 pessoas nas equipes de trabalho. Os casais de namorados participaram de dinâmicas, palestras e atividades com o objetivo de aproximá-los de Cristo e formá-los para assumir com maturidade o sacramento do Matrimônio. A missa de encerramento foi presidida pelo Frei José Maria Mohomed Júnior, Assistente Eclesiástico da Pastoral Familiar na Região. (por Dirigentes do Encontro de Namorados com Cristo) 

Ítalo Juliani Passanezi Fasanella

No sábado, 9, Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a missa de abertura do retiro anual e dos 28 anos de fundação da Comunidade Católica Sagrada Família, em sua sede, no bairro do Ipiranga, localizada no mesmo quarteirão onde viveu e morreu Santa Paulina, cuja memória litúrgica foi celebrada naquele dia. O retiro reuniu os membros de todas as casas de missão, tanto de São Paulo quanto de outras localidades: Santos (SP), São José do Rio Preto (SP), Assis (SP), Presidente Prudente (SP), Paudalho (PE), Vitória (ES) e Vila Velha (ES). (por Ítalo Juliani Passanezi Fasanella) 

REGIÃO LAPA

Osvaldo Reis

Após um tríduo preparatório, os fiéis da Paróquia Santa Maria Goretti, na Vila Gomes, Setor Butantã, celebraram, no dia 6, a memória litúrgica da padroeira, com missa presidida pelo Padre Geraldo Evaristo da Silva, Pároco. (por Benigno Naveira) 

Dom Fernando José Penteado, Bispo Emérito de Jacarezinho (PR), que já foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa e atualmente é colaborador nas atividades pastorais da Região, festejou, na quinta-feira, 7, seu aniversário natalício de 88 anos. (por Benigno Naveira) 

Nos dias 9 e 10, na Paróquia Santo Alberto Magno, no Jardim Bonfiglioli, Setor Butantã, aconteceu a festa julina, durante a qual foram distribuídos lanches e sucos para 400 crianças carentes. (por Benigno Naveira) 

Os idealizadores do Curso de Teologia para Agentes de Pastoral promoveram, nos dias 11 e 12, na modalidade on-line, seu XVII Curso de Férias, com o tema “Teologia e Política à luz da Doutrina Social da Igreja e da encíclica Fratelli tutti”. (por Benigno Naveira) 

REGIÃO SANTANA

Produtora Forever

No domingo, 10, a Comunidade Católica Anjos da Vida, fundada por Regy e Vanuza Velasco, comemorou 15 anos de sua instituição, com uma missa na Capela São José, na Cúria Regional de Santana, presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. Na mesma ocasião, houve a renovação dos vínculos, consagração dos membros e a acolhida dos novos vocacionados. Concelebraram os Padres Rodrigo Elias, da Aliança de Misericórdia, e Christopher Costa Velasco. “Quinze anos já é uma comunidade adolescente, está agora amadurecendo para se tornar mais e mais adulta, para produzir ainda muito mais frutos. Deus os abençoe e acompanhe, para que sejam Anjos da Vida, sobretudo onde a vida está fragilizada e em perigo”, afirmou Dom Odilo Pedro Scherer, em mensagem à Comunidade.(por Padre Christopher Costa Velasco) 

Padre Octaviano Pinto da Silva

Na Capela Nossa Senhora do Carmo, pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Dom Jorge Pierozan presidiu, no domingo, 10, a missa pelos 100 anos de falecimento da Beata Maria Tereza Ledóchowska, fundadora da Congregação das Missionárias de São Pedro Claver. Concelebrou o Padre Octaviano Pinto da Silva, SCJ, Pároco, assistidos pelo Diácono Marcelo Reis. (por Fernando Fernandes) 

Denilson Araujo

No domingo, 10, Dom Jorge Pierozan presidiu a missa na qual deu posse canônica ao Padre Luis Izidoro Molento como Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Setor Jaçanã. Concelebrou o Padre Tiago Costa, missionário saletino que auxilia a Paróquia. Na ocasião, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana abençoou o interior da igreja, que passou por reforma. (por Denilson Araujo) 

REGIÃO SÉ

Pastoral Afro

No dia 3, na Paróquia Pessoal São Gonçalo, Setor Catedral, aconteceu o Congresso Estadual de Entidades Negras Católicas (Coeenc), promovido pelo Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com a presença de 130 pessoas pertencentes às Arquidioceses de São Paulo e Aparecida, e às Dioceses de Limeira, Campinas, Piracicaba, Santo André, São Miguel, Guarulhos, Osasco, Mogi das Cruzes e Campo Limpo. (por Padre José Enes de Jesus) 

Tais Menegatti

No domingo, 10, as paróquias em todo o Brasil que possuem o Encontro de Casais com Cristo (ECC) celebraram o Dia Nacional do ECC, recordando o primeiro encontro, idealizado pelo Padre Alfonso Pastore, entre 10 e 12 de julho de 1970. Na Região Sé, este serviço está presente em dez paróquias, como a Paróquia São Paulo da Cruz – Calvário, Setor Pinheiros, e a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, Setor Perdizes, local em que nasceu o ECC há 52 anos, nas quais houve missas para celebrar a data. (por Cassiano e Norma Pesce) 

PASCOM Paroquial

Nos dias 9 e 10, a Paróquia Santa Francisca Xavier Cabrini, em Campos Elísios, Setor Santa Cecília, realizou sua quermesse, à qual estiveram presentes aproximadamente 1,2 mil pessoas. Para entrar na festa, cada uma delas doou 1kg de alimento não perecível, e o total arrecadado será revertido para as ações sociais da própria paróquia e também para a Missão Belém. (por Padre Luiz Claudio de Almeida Braga) 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários