Há 26 anos, falecia o Padre Giuseppe Benito Pegoraro

Padre Giuseppe Benito Pegoraro (Foto: Regina Vilela/Arquivo/O SÃO PAULO)

No domingo, 14, foram recordados os 26 anos do falecimento do Padre Giuseppe Benito Pegoraro, missionário, teólogo e canonista que marcou a vida da Igreja em São Paulo e deu nome ao antigo instituto de Direito Canônico da Arquidiocese.

Filho de Alessio e de Alessandrina, nasceu aos 27 de setembro de 1938 em Valdagno Vicenza, Itália.  Estudou em San Quirico, Bassano del Grappa, Rezzato, Piacenza (cursos elementares e filosóficos) e Roma (Teologia). Titulou-se mestre em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana, Instituto de Teologia Moral da Pontifícia Universidade Lateranense e doutorou-se em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Entrou no seminário da Pia Sociedade dos Missionários de São Carlos (Scalabrinianos) em 1950. Foi ordenado sacerdote em 14 de março de 1964. Veio ao Brasil aos 29 de julho de 1968 como professor de Moral e Direito no Seminário João XXIII de São Paulo.

Sacerdote e professor

A partir de 1970, começou a trabalhar na periferia da zona Sul de São Paulo, na antiga Região Episcopal de Santo Amaro da Arquidiocese (atual Diocese de Santo Amaro), particularmente no Grajaú. De 1976 a 1979, foi vigário paroquial da Paróquia Sant’Ana do Jardim Primavera. Em 1980, assumiu oficialmente o encargo de formador dos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo naquela região episcopal a pedido Dom Mauro Morelli, do então Bispo Auxiliar. Nessa mesma época, assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Esperança na Cidade Dutra, permanecendo ficando nas duas funções até 1983. Em 1984, assumiu a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, onde permaneceu como vigário paroquial até o seu falecimento, em 14 de janeiro de 1998, aos 59 anos, vítima de um infarte.

Em 1986, Padre Pegoraro iniciou por conta própria e com a colaboração de alguns leigos, o Centro de Assistência Social ao Menor Bororé, dedicando sua vida de forma abnegada às crianças e adolescentes carentes.   

Padre Pegoraro lecionou na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, da Arquidiocese de São Paulo, e no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (Itesp). Sempre foi um professor muito considerado e estimado pelos alunos. Era, constantemente, solicitado a dar cursos e palestras em ‘todo o Brasil, assessorando diversos eventos eclesiais. Era também membro efetivo do Tribunal Eclesiástico de São Paulo, como defensor do vínculo e promotor de justiça.

Em 1999, o Cardeal Cláudio Hummes, então Arcebispo de São Paulo, fundou o Instituto de Direito Canônico na Arquidiocese, dando-lhe o nome do “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”. Em 2001, o instituto recebeu a aprovação da Santa Sé para se afiliar à Pontifícia Universidade Lateranense de Roma.

Esse instituto tornou-se referência para a formação de clérigos e leigos em Direito Canônico no Brasil, dando origem, em 2014, à Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo, a primeira faculdade eclesiástica da área no país, erigida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários