IBGE estima em 14,4 milhões o número de desempregados no País

É o que revela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua

Agência Brasil

O número de desempregados no Brasil foi estimado em 14,4 milhões no trimestre encerrado em fevereiro, o maior contingente desde 2012, seguindo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada na sexta-feira, 30, no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado representa alta de 2,9%, ou de mais 400 mil pessoas desocupadas em relação ao trimestre anterior, de setembro a novembro de 2020, quando o numero era de 14 milhões de pessoas.

Mesmo assim, segundo o IBGE, a taxa de desemprego ficou estável em relação ao trimestre anterior. Por outro lado apresentou alta de 2,7 pontos percentuais na comparação com igual trimestre do ano passado, quando foi estimada em 11,6%.

Segundo a analista da pesquisa, Adriana Beringuy, embora haja a estabilidade na taxa de ocupação, já é possível notar uma pressão maior com 14,4 milhões de pessoas procurando trabalho.

Trabalho informal

Os trabalhadores por conta própria, totalizam 23,7 milhões de pessoas, crescendo 3,1% na comparação com o trimestre anterior (setembro a novembro de 2020), significando o aumento de 716 mil pessoas neste contingente.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o indicador apresentou uma redução de 824 mil postos.

Estabilidade

A população fora da força de trabalho manteve-se estável em 76,4 milhões, quando comparada com o trimestre de setembro a novembro de 2020. Frente ao mesmo trimestre do ano anterior, houve expansão de 15,9% com o acréscimo de 10,5 milhões de pessoas.

A analista do IBGE disse, ainda, que esse é um indicador que cresceu muito em 2020, em função do afastamento das pessoas do mercado de trabalho, voltando a se retrair a partir de outubro e agora se encontra estável.

Fonte: IBGE

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários