Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Imagem de Santa Teresinha é entronizada na capela do Hospital das Clínicas de São Paulo

A Capela do Hospital das Clínicas de São Paulo ganhou, na terça-feira, 12, uma nova presença que promete inspirar pacientes, profissionais de saúde e visitantes: a imagem de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Fotos: Arquivo pessoal

A entronização foi realizada durante celebração eucarística presidida pelo Frei Patrício Sciadini, conhecido autor de obras sobre espiritualidade carmelitana, e concelebrada pelo Padre Carlos Toseli, Capelão do HC. A imagem foi doada pela médica Régia Patriota e pela Ordem Carmelita.

A devoção nasceu de um momento especial vivido meses antes. Em outubro de 2024, as relíquias de Santa Teresinha, em peregrinação pelo Brasil, visitaram o complexo hospitalar. Na ocasião, o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu uma missa na qual se referiu ao HC como “grande catedral do sofrimento humano e da esperança que nasce na terra fértil da dor”.

“A celebração tocou profundamente pessoas de diferentes crenças e despertou o desejo de manter, na capela, um sinal permanente da presença da ‘santa das rosas’”, destacou Frei Patrício.

“Santa Teresinha experimentou a solidão no sofrimento quando, por causa da tuberculose e por medo do contágio, se viu obrigada a viver isolada da comunidade”, recordou o Carmelita, acrescentando que, na solidão e na dor, a Santa “descobriu que nunca somos abandonados pelo Senhor e que, unindo-nos à paixão de Jesus, o mesmo sofrimento se transforma numa grande oração, uma eucaristia de oferta a Deus.”

Para Frei Patrício, a presença da imagem é um convite a seguir o exemplo da Santa: “Não desperdiçar nem as lágrimas nem as dores, mas tudo oferecer”. Ele também recordou uma frase escrita por Teresinha — “um dia sem cruz é um dia perdido; a cruz me dá alegria” ­–, e destacou que, no ambiente hospitalar, todos devem caminhar juntos , médicos, enfermeiros, funcionários e pacientes, com o objetivo comum de aliviar a dor e cultivar a amizade de carregar juntos o peso do sofrimento.

“Santa Teresinha agora está ainda mais presente no meio do sofrimento humano e a todos sussurra: ‘Do Céu farei cair sobre a terra uma chuva de rosas’”, completou Frei Patrício.

Deixe um comentário