
Vinda do Santuário do Monte Gargano, na Itália, a imagem de São Miguel Arcanjo, o “Príncipe das Milícias Celestes”, está em peregrinação pelo Brasil até 29 de setembro para a ele consagrar as dioceses por onde for levada, bem como todas as famílias brasileiras e o país.
A bênção solene da imagem peregrina foi feita, em julho, na Arquidiocese de Manfredonia–Vieste–San Giovanni Rotondo, por Dom Franco Moscone, Arcebispo e sucessor de São Lourenço Maiorano de Siponto, a quem o Arcanjo apareceu no ano de 490.
A vinda da imagem ao Brasil se dá por iniciativa do Instituto Hesed, no contexto da celebração da Quaresma de São Miguel, iniciada em 15 de agosto e que irá até 29 de setembro, com dois momentos de oração transmitidos diariamente pelas redes sociais (@institutohesed): às 4h, o Santo Rosário da Madrugada; e às 18h45, o Terço do Combate.
A primeira parada da imagem foi na Diocese de Piracicaba (SP), mais especificamente na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, em 26 de julho, sendo acolhida em missa presidida por Dom Devair Araújo da Fonseca, Bispo diocesano.

COMANDANTE ESPIRITUAL DA NAÇÃO
Em 12 de agosto, a imagem peregrina foi recepcionada na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), em sessão solene com a participação de parlamentares, durante a qual foi coroada por Dom Devair.
“Nós nos consagramos, São Miguel Arcanjo. Nós o coroamos, São Miguel Arcanjo, como comandante espiritual de nossa nação, defensor de nossas famílias, guardião de nossa liberdade, escudo contra as trevas e patrono do Brasil fiel”, rezou o Bispo de Piracicaba.
Proponente da sessão solene, a deputada Simone Marquetto entregou uma espada ao Arcanjo e anunciou um projeto de lei para que se institua, em âmbito nacional, a data de 29 de setembro como o Dia de São Miguel Arcanjo.

Na mesma solenidade, a Força Aérea Brasileira concedeu uma medalha de alta honraria a São Miguel Arcanjo, a qual foi recebida pelas fundadoras do Instituto Hesed, as Irmãs Jane Madeleine, Kelly Patrícia e Maria Raquel.
“O que está acontecendo aqui tem uma reverberação profunda, concreta, na história deste Brasil, a partir de então. É o socorro do céu que vem em nosso auxílio”, enfatizou Irmã Maria Raquel. No mesmo dia, a imagem foi acolhida na Catedral Metropolitana de Brasília, na qual, durante missa, aquela Arquidiocese foi consagrada ao Arcanjo.
A imagem peregrina de São Miguel Arcanjo também já passou pela Diocese de Criciúma (SC). A próxima parada, em 5 de setembro, será na Arquidiocese de Palmas (TO). No dia 12, será acolhida na Arquidiocese do Rio de Janeiro; de 26 a 28, estará na Arquidiocese de Fortaleza (CE); e, finalmente, em 29 de setembro, será levada à Basílica de São Miguel Arcanjo, na cidade de São Miguel Arcanjo (SP), Diocese de Itapetininga.
(Com informações da Diocese de Piracicaba, Vatican News, Instituto Hesed e Canção Nova Notícias)