Inaugurada a capela da sede da Fundação São Paulo

Fernando Geronazzo

Foi inaugurada na terça-feira, dia 1º, a capela privada da sede da Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e do Centro Universitário Assunção (Unifai). 

O evento foi marcado por uma missa presidida pelo Padre José Rodolpho Perazzolo, Secretário-executivo da Fundasp e Procurador da Mitra Arquidiocesana, e contou com a participação de funcionários, colaboradores, professores e representantes das instituições mantidas. 

A capela, no 7º andar do edifício localizado no bairro de Perdizes, foi concebida a partir da inspiração e idealização da procuradora da Fundasp, Ana Paula de Albuquerque Grillo, e fielmente executada pela arquiteta Ana Maria Eder e sua equipe. Tem como sua padroeira, Sant’Ana Mestra, representada por uma imagem sacra entalhada em madeira, datada do século XIX. 

SÍMBOLOS 

O altar é feito em mármore travertino navona, com as pontas entalhadas em cruz, no qual foi depositada uma relíquia de Santa Dulce dos Pobres. Sobre o altar, está uma cruz vinda do espólio do Cardeal Cláudio Hummes, 6º Arcebispo de São Paulo, falecido em julho passado. Trata-se de um crucifixo feito com restos de armamentos da 2º Guerra Mundial, vindos da cidade italiana de Pistoia. 

A capela conta, ainda, com o sacrário de madeira maciça, em imbuia, com uma cruz entalhada em dourado e com uma lamparina em vidro e ferro, cuja chama destaca a presença de Jesus sacramentado. Ambas as peças foram confeccionadas por Eduardo Carrara. 

O Secretário-executivo explicou que a capela tem o objetivo de ser um lugar reservado à oração, espiritualidade e reflexão daqueles que trabalham na Fundasp, reforçando a identidade e os valores que regem a instituição. “Este é um espaço para a transcendência diante da nossa constante imanência”, disse o Sacerdote, acrescentando que o cultivo da espiritualidade faz com que os trabalhos cotidianos e serviços realizados pela instituição tenham um significado especial.

Por ser uma capela privada, seu acesso é reservado a funcionários e colaboradores da Fundasp, que poderão frequentá-la para a oração pessoal e atos de piedade, além da participação periódica das missas, que, a princípio, serão celebradas uma vez por semana.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários