Jornal O São Paulo Jornal O São Paulo

Indulgência plenária será concedida aos que peregrinarem aos santuários mantidos pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt

A graça é válida mundialmente por ocasião do Jubileu de 100 anos do Instituto Secular que atua na evangelização e serviço pastoral nestes templos marianos

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Por ocasião do centenário do Ins­tituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, o Papa Leão XIV concedeu a graça da indulgência plenária – remis­são da pena devida por todos os pecados já perdoados na Confissão – aos peregri­nos que forem ao Santuário Original de Schoenstatt, na Alemanha, e a todos os santuários, igrejas e capelas sob respon­sabilidade da comunidade no mundo.

Entre os Santuários de Schoenstatt, no período de 1º de outubro de 2025 a 4 de novembro de 2026, o Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, localiza­do na Rua Dr. Diogo de Faria, 239, na Vila Mariana, na capital paulista, é um dos pontos de peregrinação durante o Ano Jubilar do Instituto.

O Santuário foi inaugurado em 8 de julho de 1970, fruto do esforço das reli­giosas das Irmãs de Maria de Schoenstatt e de uma pequena Família de Schoenstatt paulistana.

PEREGRINAR COM FÉ

Irmã M. Sandra Maieski, assesso­ra local do Movimento Apostólico de Schoenstatt, explica que a concessão da indulgência plenária pelo Papa Leão XIV foi recebida pelas religiosas com grande alegria.

“Vemos como um reconhecimento da Igreja pelos serviços que prestamos nos vários países em que atuamos ao longo de um século”, afirma a Religiosa. Ela explica que as exigências para a in­dulgência plenária são: Confissão, Co­munhão, oração pelo Papa e desapego interior ao pecado.

“Todos que peregrinarem com fé aos nossos santuários, cumprindo esses re­quisitos, podem obter a indulgência para si ou por um ente querido falecido”, de­talha a Irmã.

OÁSIS DE FÉ EM MEIO À AGITAÇÃO DA CIDADE

No Santuário da Vila Mariana, os fiéis encontram uma rotina intensa de evangelização. Há missa todos os finais de semana, adoração às quintas-feiras – com sacerdotes disponíveis para a Con­fissão – além da tradicional Novena da Confiança, às quartas-feiras.

“Nosso santuário tem a missão do Ta­bor da Confiança Vitoriosa no Pai. espiritualidade que nos leva a crer que Deus nos vê, nos ama e precisa de nós”, comentou a Irmã M. Sandra Maieski.

Além das celebrações, o Santuário realiza, mensalmente, consagrações es­pecíficas: das famílias (1º domingo), dos enfermos (2º domingo), das crianças (3º domingo) e das gestantes (4º domingo). O Santuário fica aberto todos os dias para visitação.

Também há o trabalho missioná­rio das capelinhas da Mãe Peregrina. “Temos cerca de 6 mil missionários da imagem peregrina”, afirma a Religiosa. As capelinhas da Mãe e Rainha Três Vez Admirável circulam pelas Dio­ceses de Campo Limpo, São Miguel Paulista, Santo Amaro e Santo André, além das regiões episcopais da Arqui­diocese, com exceção da Brasilândia, na qual o Santuário Sião Jaraguá rea­liza este apostolado.

100 ANOS DE MISSÃO

O Instituto Secular das Irmãs de Ma­ria de Schoenstatt faz parte da Obra In­ternacional de Schoenstatt, fundada pelo Servo de Deus Padre José Kentenich, em 1º de outubro de 1926, na Alemanha, com o carisma de ser uma viva presença de Maria na Igreja e no mundo.

As cerca de 1,8 mil religiosas de Schoenstatt estão em países dos cinco continentes. No Brasil, as primeiras reli­giosas chegaram em 1935, enviadas pelo fundador. Atualmente, são duas provín­cias: a de Atibaia (SP), com cerca de 150 irmãs, e a de Santa Maria (RS), com cer­ca de 100 consagradas.

A atuação das irmãs é ampla e diversa. Além do Movimento Apostólico, elas de­sempenham atividades em escolas, hospi­tais e em diversas profissões – da Medicina à Odontologia, chegando até ao trabalho de uma juíza na Alemanha. “Somos uma comunidade de leigas consagradas no meio do mundo. Nosso fundador deseja­va que fôssemos um elo entre religiosos e leigos,” conta a Irmã M. Sandra.

Sobre a celebração do Ano Jubilar, a Religiosa resume: “Este é um tempo de graça imerecida, um tempo de recordar, agradecer e renovar. É um convite de Deus – por meio da Igreja – para uma purificação mais profunda do nosso co­ração.” Para ela, o centenário é ocasião de revisitar a história, valorizar as bênçãos recebidas, enfrentar com lucidez os desa­fios vividos e reavivar o impulso missio­nário. “Queremos dar novo vigor à nossa missão de ser presença de Maria no meio do mundo.”

OS SANTUÁRIOS TABOR NO BRASIL

Quem a eles peregrinar até 4 de novembro de 2026 poderá obter a indul­gência plenária:

Santuário Tabor da Confiança Vitoriosa no Pai, na Vila Mariana, São Paulo (SP)
Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia (SP)
Santuário Tabor da Alegria Vitoriosa, em Araraquara (SP)
Santuário Tabor Matris Salvatoris, em Salvador (BA)
Santuário Tabor da Esperança, em Brasília (DF)
Santuário Tabor da Liberdade, em Confins (MG)
Santuário Tabor Fonte da Vida Nova, em Poços de Caldas (MG)
Santuário Tabor da Fidelidade à Igreja para a Glória da Santíssima Trinda­de, em Cornélio Procópio (PR)
Santuário Tabor Magnificat, em Curitiba (PR)
Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, em Londrina (PR)
Santuário Tabor das Vocações, Guarapuava (PR)
Santuário Tabor Fundamento de Schoenstatt no Brasil, Jacarezinho (PR)
Santuário Tabor da Santidade de Todos os Dias, em Garanhuns (PE)
Santuário Tabor Redenção da Família, no Rio de Janeiro (RJ)
Santuário Tabor Maria Cor Ecclesiae, em Porto Alegre (RS)
Santuário Tabor Immaculata Dilexit Ecclesiam, em Santa Cruz do Sul (RS)
Santuário Tabor, em Santa Maria (RS)
Santuário Tabor da Misericórdia, em Biguaçu (SC)

Deixe um comentário