Iniciativas solidárias marcam o ano de 2021

Arquivo paroquial

Na Região Ipiranga, o ano de 2021 foi marcado por ações solidárias, motivadas pelo projeto “Animando a Esperança”, da Arquidiocese de São Paulo

Diante da realidade de pobreza, intensificada pela pandemia de COVID-19, o número de famílias cadastradas para receber alimentos nas paróquias cresceu consideravelmente, levando- -se em conta também o aumento de pessoas em situação de rua ao redor das sedes paroquiais.

O Secretariado de Pastoral, em comunhão com o Núcleo Regional da Caritas no Ipiranga, animou as paróquias a realizar ações solidárias, que de maneira independente foram sendo construídas. Este movimento gerou uma rede de apoio em toda a Região Ipiranga, chamada “uma paróquia ajuda a outra”, na qual suscitou um profundo estímulo de partilhar os bens recebidos.

Frei José Maria Mohomed Júnior, Coordenador Regional de Pastoral, afirmou que “as ações pastorais realizadas intensificaram a solidariedade nas paróquias, de fato mudaram o olhar que a Igreja tem para com a cidade. A pandemia ensinou realmente o que é ser Igreja, como é colocar na prática a solidariedade, a justiça, o respeito e o cuidado com o próximo”

O Coordenador Regional de Pastoral também recordou as ações promovidas de modo on-line: “Muitas paróquias realizaram lives solidárias, a própria região realizou, na semana do Dia do Pobre [em novembro], esse diálogo on-line. Isso é muito importante para criar essa consciência solidária”

A Região Ipiranga contou com o apoio de doações dos mercados Hirota e Oba Hortifruti. Colaborou também com essa  grande rede de doações o governo de Taiwan, por meio do Escritório Econômico e Cultural de Taipei em São Paulo. Todos os alimentos recebidos foram partilhados entre as paróquias da Região Ipiranga.

(Caroline Dupim – colaboradora para a região)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários