Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni terminam nesta terça-feira

Candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação

Arquivo Agência Brasil

Termina na terça-feira, 4, o período de  inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre deste ano. As inscrições devem ser realizadas, exclusivamente, na página do Prouni até às 23h59. O resultado será divulgado na sexta-feira, 7.

A disponibilidade dessas bolsas ocorre por desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação, por exemplo. O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. Neste semestre, o Prouni ofereceu, no total, mais de 162 mil bolsas.

Nova regra

Em 15 de abril, o MEC publicou a Portaria nº 212/2021, que trata da ocupação de bolsas remanescentes do Prouni e estabelece a nova regra para a classificação dos candidatos.

A partir de agora, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni vai considerar a média simples das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Considerando qualquer das edições do exame ocorridas nos últimos dez anos.

Para isso, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

Para o candidato que fez mais de um Enem será considerada, para efeito da classificação, a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Até então, valia a prova mais recente do exame.

O candidato será classificado na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu observado o limite de bolsas do Prouni disponíveis em cada período de inscrição.

Matrícula

Quem for classificado para uma vaga remanescente deve entregar, na instituição de ensino para a qual for classificado, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de 10 a 13 de maio.

(Com informações da Agência Brasil)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários