Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Inscrições para se candidatar ao Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) terminam na sexta, 8

Eleição definirá os 22 representantes da sociedade civil que integrarão o órgão no biênio 2025-2027 e será no dia 28 de setembro

Prefeitura da Cidade de São Paulo

Estão chegando os últimos dias para as inscrições de candidaturas à eleição do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU) para o biênio 2025-2027. O prazo termina nesta sexta-feira, 08 de agosto, e os interessados devem se apressar para garantir a participação no processo eleitoral. 

Promovido pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do próprio CMPU, com apoio da Comissão Eleitoral, o processo definirá os 22 representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho nos próximos dois anos.  O edital com todas as diretrizes do processo eleitoral e os requisitos para candidatos foi publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 1º de julho e está disponível neste link,

As inscrições podem ser feitas de duas formas: por meio do site da Eleição CMPU 2025 ou mediante entrega de documentação na Assessoria Técnica de Comissões e Colegiados – ATECC da Secretaria. O endereço é Rua São Bento, 405, 19º andar, sala 191A, Centro. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A eleição para o órgão acontecerá no domingo, 28 de setembro, das 9h às 17h, em locais de votação a serem divulgados em breve. Haverá pelo menos um ponto de votação em cada subprefeitura da cidade.

O CMPU é o principal órgão colegiado da SMUL e exerce papel fundamental no acompanhamento e formulação da política urbana da cidade. Entre suas atribuições estão: discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano de São Paulo,analisar propostas legislativas de interesse urbanístico e acompanhar a implementação do Plano Diretor Estratégico.

O Conselho é composto por 60 conselheiros(as) titulares e respectivos(as) suplentes: 26 representantes do Poder Público e 34 da sociedade civil, sendo que 22 destes últimos são eleitos diretamente por segmentos organizados e renovados a cada dois anos. 

Quais vagas estão em disputa?

As vagas em disputa são voltadas a representantes de movimentos sociais, entidades profissionais, setoriais e de interesse coletivo, com atuação na cidade de São Paulo. São elas:

  • 4 vagas para Movimentos de Moradia
     
  • 4 vagas para Associações de Bairro
     
  • 4 vagas para Setor Empresarial ligado ao Desenvolvimento Urbano (mínimo de 1 vaga para Indústria, 1 para Comércio e 1 para Serviços)
     
  • 2 vagas para Entidades Acadêmicas e de Pesquisa em Planejamento Urbano Ambiental
     
  • 2 vagas para Movimentos Ambientalistas
     
  • 1 vaga para Entidades Sindicais de Trabalhadores
     
  • 1 vaga para ONGs com atuação na área Urbano-Ambiental
     
  • 1 vaga para Entidades Profissionais ligadas ao planejamento urbano-ambiental
     
  • 1 vaga para Movimentos de Mobilidade Urbana
     
  • 1 vaga para Movimentos Culturais
     
  • 1 vaga para Entidades Religiosas
     

Saiba mais

Todas as informações sobre o processo eleitoral estão reunidas na Página da Eleição CMPU 2025-2027. Consulte, tire suas dúvidas e participe ativamente da construção das políticas urbanas da cidade!

Fonte: Prefeitura da Cidade de São Paulo

Deixe um comentário