Instituto Casa Gil Gondim anuncia o Projeto ‘Marco Zero da Gastronomia’

Iniciativa de chef de cozinha e empresária oferecerá capacitação profissional a pessoas em situação de vulnerabilidade social

Dom Odilo Scherer abençoa instalações do instituto conduzido pela chef banqueteira e empresária Gil Gondim (ao centro), na sexta-feira, 24
Luciney Martins/O SÃO PAULO

Ao celebrar 20 anos de profissão, a chef banqueteira e empresária Gilmara Gondim, 48, lançou, na sexta-feira, 24, na Praça da Sé, ao lado da Catedral Metropolitana, o Instituto Casa Gil Gondim que oferecerá formações nas áreas de gastronomia, hospitalidade e eventos, por meio do Projeto ‘Marco Zero da Gastronomia’.

“O objetivo do projeto é a capacitação de pessoas em vulnerabilidade social, com cursos de gastronomia, panificação, confeitaria, garçom, bartender. É uma oportunidade para trazê-las para o mercado de eventos e dar-lhes dignidade”, explicou Gil Gondim, que atua no segmento gastronômico desde 2004.

PAIXÃO PELA GASTRONOMIA

A chef falou que o propósito da iniciativa é “promover a inclusão social, impulsionar o desenvolvimento pessoal e garantir um futuro melhor aos atendidos pelo projeto, bem como proporcionar chances de reinserção no mercado de trabalho”, por meio de cursos que vão desde a culinária básica até idiomas para gastronomia com instrutores qualificados e experientes.

Entre as capacitações que serão oferecidas estão: ajudante de cozinha, cozinheiro básico, ajudante de garçom, garçom, padeiro e confeiteiro. Também haverá cursos de especialização em cozinheiro em cozinha fria, cozinheiro em cozinha para eventos e catering, confeiteiro em sorveteria e atendimento para maître; além de cursos de idiomas: inglês, espanhol e francês para gastronomia e hospitalidade; e ainda etiqueta para o atendimento em hospitalidade.

A sede do Instituto está localizada no prédio histórico, inaugurado em 1954: no térreo, fica o espaço da cozinha; no primeiro andar, três salas para cursos, treinamentos, biblioteca, auditório e salão de festas; no segundo andar, restaurante escola, cafeteria, sorveteria e confeitaria escola e espaço para eventos bistrô; no terceiro andar, uma cozinha modelo, cocção, panificação e garde manger; e, no quarto andar, a administração e salas para terapia.

A primeira etapa do Instituto Gil Gondim tem previsão de entrega até dezembro de 2024, com o início das capacitações em janeiro de 2025.

REVITALIZAR O CENTRO, RESTAURAR VIDAS

“A iniciativa visa a restaurar vidas, não somente com a comida, mas também por meio da formação profissional e garantir às pessoas acesso ao mercado de trabalho e uma melhor dignidade de vida. Nós levamos muito mais do que um prato de comida: levamos alimento para a alma dessas pessoas. E é disso que elas precisam para ter uma restauração de vida”, falou a chef na inauguração do projeto.

“Estou muito feliz e realizada. Vim de Santo André (SP) para morar com minha família aqui na Praça da Sé e sediar minha empresa neste local porque acredito na revitalização do centro da nossa cidade e na promoção e formação de pessoas que buscam começar e outras até a recomeçar suas vidas profissionalmente no campo da culinária”, afirmou Gil.

Ainda de acordo com a chef, o projeto vai ampliar a capacidade de atendimento da Casa Gil Gondim, que é focada no mercado de eventos sociais, públicos, corporativos e de entretenimento em nível nacional.

Presente no lançamento da iniciativa, o Cardeal Odilo Pedro Scherer invocou as bênçãos de Deus sobre o local e as pessoas que ali vão trabalhar e farão cursos futuramente. “Este é um espaço que atua no segmento da alimentação que sacia o corpo, mas também é um espaço para saciar o coração e promover o encontro com pessoas e, sobretudo, devolver a elas a dignidade”, disse o Arcebispo Metropolitano. “Vamos agradecer o alimento que aqui será preparado e a disponibilidade de compartilhá-lo com aqueles que não o tem”, exortou.

PARTILHA E ESPERANÇA

O compromisso social da chef é ancorado pela parceria com a Catedral da Sé, na qual é voluntária e curadora do Brunch na Catedral: “Graças a essa parceria, é possível oferecer diariamente 140 refeições às pessoas atendidas pela Missão Belém, do Projeto Vida Nova, na Praça da Sé. No dia do Brunch, a alimentação preparada é também servida às pessoas em situação de rua”, detalhou.

Padre Gianpietro Carraro, fundador da Missão Belém, destacou que a parceria com a empresária “representa uma mão estendida para o povo de rua. Uma parceria de amor e sabor. A Gil é uma pessoa generosa que pensa no irmão que está à margem. Ao oferecer um prato de comida, ela oferece solidariedade e dignidade a quem mais necessita. A partilha é um grande dom que multiplica os dons de Deus e renova a esperança”, disse.

Deixe um comentário