‘Invisíveis’: livro retrata a vida da população em situação de rua na pandemia

Jornalista Karla Maria falou à rádio 9 de Julho sobre o livro-reportagem que será lançado em 16 de setembro em São Paulo

Desde março de 2020, quando foi decretada a pandemia de COVID-19 pela Organização Mundial da Sáude (OMS), a humanidade passou por um período de incertezas e acúmulo de mortes em razão da proliferação do coronavírus.

Mas para uma parte da população foi um período ainda mais dramático: as pessoas em situação de rua.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

“Quando foi anunciada aquela emergência sanitária, muitos de nós pudemos ir para casa, mas quem estava em situação de rua fez o quê? Quem está em situação de rua conta, primeiramente, com a solidariedade, seja mendigando, seja recebendo doações, mas com a rua vazia, como fica aquele que depende da solidariedade do outro?”, comentou a jornalista Karla Maria, autora do livro “Invisíveis – Quando a Rua é Morada, o Vírus é só mais uma Ameaça”, em entrevista ao programa “Ideias em Movimento”, da rádio 9 de Julho, no dia 9, apresentado pela jornalista Patrícia Diniz.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O livro será lançado na Livraria Patuscada (Rua Luis Murat, 40, Vila Madalena), na capital paulista, no sábado, 16, das 17h às 20h, pelo selo Amavisse, da Editora Patuá, com uma sessão de autógrafos da autora que integra a Academia Guarulhense de Letras (AGL)  e já publicou outros três outros livros-reportagem: Mulheres Extraordinárias (2017), Irmã Dulce – A Santa Brasileira que Fez dos Pobres sua Vida (2019) e O Peso do Jumbo, Histórias de uma Repórter de Dentro e Fora do Cárcere (2019).

“É um livro de registro-denúncia sobre como os nossos irmãos em situação de rua, especialmente em São Paulo, sobreviveram à pandemia estando em situação de rua”, destacou Karla Maria.

Ao longo da pandemia, a jornalista, que trabalhou como repórter em coberturas semanais para o jornal O Trecheiro, entrevistou cerca de 50 pessoas em situação de rua e outras que acompanham a rotina dos que vivem nas ruas. Vivenciou, ainda, os trabalhos caritativos realizados pela Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo. Ela conta ter percebido o aumento de famílias vivendo nas ruas e sobre muitas pessoas que embora tenham mantido suas casas iam para as filas de distribuição de refeições pois não tinham alimentos em seus lares.

“A pandemia evidenciou, colocou uma lupa, esgarçou a situação de vulnerabilidade e pobreza que as pessoas em situação de rua já estavam vivendo. Muito mais do que tratar do vírus em si, o livro fala de problemas estruturais, que levaram as pessoas a estarem nessa condição, sofrendo ainda mais”, comentou a autora.

A foto de capa do livro e outras ao longo da obra são do repórter fotográfico Luciney Martins, do jornal O SÃO PAULO, da Arquidiocese de São Paulo, cuja história de vida é contada por Karla nas páginas do livro.

Para mais informações sobre o livro, acesse: https://www.editorapatua.com.br.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários