
Na manhã do sábado, 5, cerca de 80 lideranças da Pastoral do Batismo das paróquias da Região Ipiranga participaram de um momento de formação, oração e partilha de experiências na Paróquia Santa Cândida, Decanato São Marcos.
O encontro foi conduzido pelo Padre Anderson Marçal Moreira, Pároco e Assistente Eclesiástico regional da Pastoral do Batismo. Em sua palestra inicial, ele destacou a necessidade de superar uma visão meramente burocrática sobre o Batismo, ressaltando que o sacramento não pode ser reduzido à apresentação de documentos, ao pagamento de taxas ou à realização de uma cerimônia social. O Batismo, conforme ressaltou, é o início da vida cristã e deve conduzir a família à participação na comunidade e à continuidade da iniciação cristã.
“Nós somos a mesma Igreja. Assim, precisamos entender quem chega à nossa igreja, como chega e como é recebido”, afirmou Padre Anderson.



Durante a formação, também foram abordadas a importância da unidade entre as paróquias, a adoção de critérios pastorais comuns e a integração entre as equipes do Batismo e as secretarias paroquiais. Lembrou-se, ainda, que, apesar das diferentes realidades sociais e culturais da Região Ipiranga, as comunidades são chamadas a anunciar a mesma fé, com acolhimento e comunhão.
Na oportunidade, também foram apresentados os membros da Comissão Regional da Pastoral do Batismo; e os participantes, reunidos por decanatos, puderam compartilhar desafios, experiências e propostas para fortalecer o trabalho pastoral.
Entre os caminhos apresentados estão a realização de formações conjuntas, o estudo das orientações da Arquidiocese de São Paulo e a criação de ações de acompanhamento das famílias após a celebração.
POR PASCOM PARÓQUIA SANTA CÂNDIDA




