‘Jesus é o rosto humano de Deus’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa da manhã deste sábado, 9, na capela de sua residência, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Na homilia, Dom Odilo refletiu sobre a primeira leitura (At 13,44-52), que continua a narrar a viagem missionária de Paulo e Barnabé na Ásia Menor. Enquanto os judeus se opuseram ao que os apóstolos anunciavam, eles, por sua vez, declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos”.

O Cardeal ressaltou que a pregação dos apóstolos aos pagãos mostra justamente a dimensão universal  proclamação do Evangelho, cumprindo o mandato missionário de Jesus para ele seja anunciado a todos os povos.

VER O PAI

No Evangelho do dia (Jo 14,7-14), o Apóstolo Filipe pede a Jesus que lhes mostre o Pai. Então, o Senhor responde: “Quem me viu, viu o Pai”.

“Aqui está expressa a unidade de Jesus com Deus. Jesus é o rosto humano de Deus”, afirmou o Arcebispo, ressaltando que pelo mistério da encarnação, Deus de fez próximo da humanidade ao se fazer humano, na pessoa de Jesus Cristo.

Dom Odilo explicou ainda que compreender Deus abstratamente é possível e alguns filósofos até tentaram fazer isso, porém, nunca saíram do âmbito da especulação e da incerteza. No entanto, acrescentou, “Deus se dá a conhecer humanamente por meio de Jesus”.  

“Se queremos conhecer Deus, olhemos para Jesus, se queremos nos aproximar de Deus, ouvir, pedir… façamos por meio de Jesus”, enfatizou o Cardeal, completado que a Eucaristia é a oração de Jesus ao Pai e ao participar dela, “nos unimos constantemente a essa oração sem fim que Jesus faz ao Pai”.  

DOMINGO

No 5º domingo da Páscoa, 10, o Cardeal Scherer presidirá a missa às 11h, também em sua residência, transmitida pela rádo 9 de Julho e pela página da Arquidiocese no Facebook.

Em seguida, por volta das 12h30, haverá transmissão da live “Diálogos de Fé”, por meio da qual Dom Odilo conversa com os internautas em sua página no Facebook.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Frankmar Corrêa
Frankmar Corrêa
11 meses atrás

JESUS É DEUS FILHO.

” Começo a Palavra já existia:
a Palavra estava voltada para Deus,
e a Palavra era Deus. ”

( Bíblia Sagrada Edição Pastoral-Novo Testamento- Evangelho de Jesus Segundo João 1:1 )

IGREJA CRISTÃ ANTIGA DE JESUS ENSINAVA DIVINDADE DE JESUS
( OS PAIS DA IGREJA)

INACIO DE ANTIOQUIA(107 DA ERA CRISTÃ)

“Jesus Cristo, Nosso Deus; à Igreja digna de toda bem-aventurança,”

JUSTINO DE ROMA(165 DA ERA CRISTÃ )

“O Pai do Universo tem um Filho, que também sendo a primera Palavra gerada de Deus, é igual a Deus”.

” Longamente demonstrei que Cristo, que é Senhor e Deus, Filho de Deus, Apareceu Antes, prodigiosamente, como Homem e como Anjo, e também na Glória..”

“Cristo é chamado de Deus e Senhor das hostes.”

IRINEU DE LIÃO ( SÉCULO II DA ERA CRISTÃ)

“‘…e o Verbo era Deus’, é claro, pois o que se gera de Deus é Deus.”

“Cristo Jesus é Nosso Senhor, Deus, Salvador e Rei.”

“As provas das escrituras Apostólicas, que Jesus Cristo foi um e o mesmo, o único Filho Unigênito de Deus, Deus perfeito e homem perfeito.”

CLEMENTE DE ALEXANDRIA (150-215 DA ERA CRISTÃ)

“O Verbo Divino, Ele que é verdadeiramente a Divindade manifesta, Ele que é igual ao Senhor do Universo…”

“O Filho de Deus que é igual em substância, um com o Pai, é eterno e incriado”.

“Este Filho Jesus, o Verbo de Deus, é nosso Pedagogo. Ele é Deus e Criador.”

“O Verbo, o Cristo, estava em Deus. Ele só é Deus e homem. Ele é adorado como o Deus vivo. Ele verdadeiramente é Deus manifestado.”

CIPRIANO DE CARTAGO ( SÉCULO III DA ERA CRISTÃ)

“Cristo Jesus, Nosso Senhor e Deus, é propriamente o sumo-sacerdote de Deus Pai”

O CREDO NiICENO ( SÉCULO IV DA ERA CRISTÃ )

” ..Jesus Cristo, o unigênito Filho de Deus, gerado pelo Pai antes de todos os séculos, Deus de Deus, Luz da Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado Não feito, de uma só substância com o Pai ..”