‘Jesus é o verdadeiro templo de Deus no meio de nós’

Cardeal Odilo Pedro Scherer (Foto: Bruno Melo/arquivo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu, na capela de sua residência, a missa da terça-feira, 9, Festa da Dedicação da Basílica do Latrão. A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

Catedral da Diocese e de Roma, a Basílica de São João do Latrão foi construída no ano 313 pelo imperador Constantino e é considerada a mãe de todas as igrejas. Segundo uma tradição, essa festa já era celebrada no século XII. Mais tarde, estendeu-se à toda a Igreja Católica de Rito Romano, como sinal de unidade para com a Cátedra de Pedro que, como escreveu Santo Inácio de Antioquia, “preside a assembleia universal da caridade”.

Casa de Deus

No Evangelho do dia (Jo 2,13-22), Jesus se refere ao templo como casa de Deus e, por isso, expulsa os vendedores que haviam transformado aquele lugar sagrado em um espaço de comércio. Em seguida, quando as autoridades religiosas questionam sua atitude, o Senhor que Jesus afirma que destruíra o templo e o redarguirá em três dias. Os judeus, no entanto, não compreenderam que ele estava falando do templo de seu corpo.

“Jesus é o templo de Deus vivo no meio da humanidade. Por isso, quem deseja encontrar Deus o fará em Jesus”, afirmou Dom Odilo, na homilia.   

Pedras vivas

Na primeira leitura, São Paulo compara os cristãos a pedras vivas da edificação da Igreja, na qual Jesus e o fundamento. Em seguida, o Apóstolo exortou cada um a levar uma vida digna para não comprometerem a construção desse edifício espiritual.

Ao comentar esse trecho, o Cardeal Scherer, recordou que o caminho sinodal proposto pela Papa Francisco para expressa a realidade da participação de cada cristão na edificação da Igreja.

“Na Igreja, vivemos a comunhão, a participação e a missão de testemunhar ao mundo a glória de Deus, que nos salva por meio de Jesus Cristo, verdadeiro templo de Deus no meio de nós”, concluiu o Arcebispo.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários