‘Jesus veio a nós e pela própria humanidade nos redimiu’

(Foto: Bruno Melo)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa desta quinta-feira, 17, na capela de sua residência. Nesta data, inicia-se a novena litúrgica do Natal, cujas leituras e orações anunciam a proximidade do nascimento de Jesus.

A Eucaristia foi transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese.

No Evangelho do dia, São Mateus apresenta a genealogia de Jesus segundo São Mateus, desde Abraão. Ao comentar esse trecho, na homilia, Dom Odilo explicou que a intenção do evangelista, ao narrar as gerações das quais Cristo descende, é justamente liga-lo a Abraão e, assim, mostrar o cumprimento da promessa de que o Salvador nasceria de sua descendência.

Nova geração

O Cardeal também destacou que, em sentido teológico, o texto também ajuda a compreender que, a partir de Jesus, inicia-se uma nova geração, não pela descendência do sangue, “mas pela multidão dos que recebem a filiação divina, mediante a graça do Espírito Santo”.

“O Filho de Deus se fez humano não apenas aparentemente, mas em profundidade, assumiu a nossa carne e a nossa humanidade”, completou o Arcebispo, referindo-se a uma carta de São Leão Magno, datada do século V, na qual o Pontífice afirma:

“Se o homem novo, revestido de uma carne semelhante à do pecado (cf. Rm 8,3), não tivesse assumido a nossa condição, envelhecida pelo pecado; se ele, consubstancial ao Pai, não se tivesse dignado ser também consubstancial à Mãe e unir a si nossa natureza, com exceção do pecado, a humanidade teria permanecido cativa sob o jugo do demônio; e não poderíamos nos beneficiar do triunfo do Vencedor, se esta vitória fosse obtida numa natureza diferente da nossa.”

“Agradeçamos a Deus por ter tanta condescendência com a humanidade. Ele poderia ter nos esmagado com sua divindade. Mas, ao contrário, veio a nós e pela própria humanidade nos redimiu. Esse é o mistério da encarnação” concluiu Dom Odilo.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários