Jovens de São Paulo se unem a peregrinos de todo o mundo na JMJ Lisboa 2023

Com a perspectiva de participação de 1 milhão de peregrinos, começou na terça-feira, dia 1º, e prossegue até domingo, 6, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

A missa de abertura foi presidida pelo Cardeal Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, no espaço Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII.

Na homilia, aludindo ao tema da JMJ Lisboa 2023 – “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (LC 1,39), Dom Manuel Clemente lembrou aos jovens peregrinos que para também chegarem a Lisboa precisaram se colocar a caminho: “Foi para muitos um caminho difícil pela distância, as ligações e os custos que a viagem envolveu. Foi preciso juntar recursos, desenvolver atividades para os obter e contar com solidariedades que, graças a Deus, não faltaram”.

O Papa Francisco chega à capital portuguesa na quarta-feira, 2, mas sua primeira atividade relacionada à JMJ será apenas na tarde da quinta-feira, 3, na cerimônia em que será acolhido pelos jovens na Colina do Encontro. De sexta-feira a domingo, o Pontífice presidirá os atos centrais da Jornada, entre os quais a Via-Sacra, a Vigília de Oração e a missa de envio.

De acordo com a última atualização do comitê organizador local, 354 mil peregrinos se inscreveram previamente para a JMJ Lisboa 2023, sendo a maioria deles provenientes da Espanha (77,22 mil), Itália (59,46 mil), Portugal (43,74 mil), França (42,48 mil) e Estados Unidos (19,19 mil).

Conforme dados da Comissão Episcopal para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cerca de 10 mil peregrinos brasileiros se inscreveram previamente para a JMJ Lisboa 2023, alguns dos quais de grupos, novas comunidades e paróquias da Arquidiocese de São Paulo.

Apresentamos a seguir, fotos de peregrinos de São Paulo que estão em Lisboa para a JMJ. Alguns, antes de chegar à capital portuguesa, visitaram cidades do próprio país e de outras nações europeias.

Outras imagens, vídeos e textos dos peregrinos podem ser acessados em https://osaopaulo.org.br/jmj-2023 ou encontrados nas redes sociais em @jornalosaopaulo ou pela hashtag #ArquiSPnaJMJ.

95 jovens do Caminho Neocatecumenal atuantes na Paróquia Santa Bernadette, da Região Belém, estão na JMJ Lisboa 2023. Antes do começo da Jornada, eles peregrinaram por cidades da Espanha. Na imagem, estão em frente à Igreja de Santa Emereciana, em Teruel.

A Congregação dos Missionários do Espírito Santo (Espiritanos) em Portugal realizou nos dias que antecederam a JMJ Lisboa 2023 o evento “Família Una”, com cerca de 400 jovens, de 34 países. Da Paróquia Santa Teresa de Calcutá, da Região Episcopal Belém, oito jovens participam da Jornada, seis deles do Movimento da Defesa das Favelas (MDF), além do Pároco, o Padre Elson Paulo Correia Lopes, Espiritano. Também está com o grupo uma jovem da Paróquia Santa Maria Madalena, Setor Sapopemba da mesma região episcopal. A atividade “Família Una” foi estruturada em quatro momentos: Tempo Missio, com visitas a lares de idosos, creches e instituições de acolhida de adolescentes e jovens nas cidades de Porto, Braga, Barcelos e Godim; um dia no Santuário de Nossa Senhora de Fátima; Tempo Cor Unum, em que todos os participantes se reuniram para partilhar as vivências e conhecer mais sobre o ser Espiritano e a participação na JMJ, até o domingo, 6, considerada o quarto momento desta atividade.

Integrantes do grupo “Jovens de José”, da Paróquia São José, da Região Lapa, estão na JMJ Lisboa 2023. Eles relataram que “o choque de cultura que acontece na JMJ é algo impressionante, pessoas diferentes, com formas diferentes de se expressar, e tudo isso culmina em um único propósito: ser a juventude que Deus sonha”. Acompanha os jovens na Jornada o Padre Fabiano de Souza Pereira.

Uma delegação de 25 jovens do grupo Divino Coração, acompanhados de seu diretor espiritual, o Padre Anderson Bernardes Banzatto, Vigário da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na Região Sé, está em Lisboa para participar da JMJ. Antes do começo da Jornada, o jovem casal Luís Otte e Gabriela Lea foi à missa na Igreja Santo Antônio de Lisboa, no centro da cidade, e recebeu a bênção com as relíquias do Santo Padroeiro de Lisboa, juntamente com jovens de origem espanhola, polonesa e colombiana. Outra integrante do grupo, Monalisa Moreira Queiroga, visitou o auditório da Fundação Champalimaud, onde uma série de eventos ressalta o Venerável Guido Schäffer (1974-2009), o jovem médico, surfista e seminarista brasileiro, cujo processo de beatificação está em andamento na Santa Sé. Monalisa compartilhou a emoção em receber uma relíquia do Venerável: “Para mim foi uma honra ter sido contemplada com a relíquia! Saí da exposição emocionada e com a certeza de que fui muito abençoada por Deus”.

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, na Região Santana, está representada na JMJ Lisboa 2023 por leigos que atuam na Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP-Vicentinos). Na imagem, eles estão com outros peregrinos durante o Dia nas Dioceses, após procissão a Santa Maria do Castelo.

Comunidade Canto de Maria, da Basílica Menor de Sant’ana, da Região Santana, enviou nove jovens a JMJ deste ano. Eles chegaram a Portugal em 28 de julho e já visitaram locais de referência para a fé católica, como o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e o Mosteiro de São Jerônimo, estes últimos em Cascais. O grupo de jovens está hospedado na Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Diocese de Setúbal, próxima a Lisboa, “Fomos muito bem acolhidos pelos voluntários, estamos muito felizes!”, relatou Mariana Carvalho.

Membros do grupo de jovens Actus, da Paróquia Cristo Rei, Tatuapé, na Região Episcopal Belém, realizaram atividades em Lisboa, na véspera do início da JMJ. Na segunda-feira, 31 de julho, eles participaram de missa na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Mártires e também visitaram a Igreja de Santa Maria Madalena, onde há uma réplica 3D do Santo Sudário. Depois, foram à Igreja de Santo Antônio de Lisboa. Por fim, estiveram na Paróquia Nossa Senhora da Rosa, tendo sido recebidos por voluntários.

Três jovens da Paróquia Santa Rosa de Lima, na Região Brasilândia, participam da JMJ Lisboa 2023. Antes do início da missa de abertura, na terça-feira, dia 1º, no espaço Colina do Encontro, uma das jovens, Regina Bertolini, fez este registro fotográfico com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

AGENDA DO PAPA NA VIAGEM APOSTÓLICA A PORTUGAL – JMJ LISBOA 2023

*Conforme o horário de Brasília

Quarta-feira – 02/08

Chegada do Pontífice (6h, no horário de Brasília), tendo encontro com autoridades civis e diplomáticas em Lisboa; ainda neste dia, presidirá a oração das vésperas no Mosteiro dos Jerônimos (13h30), com membros do clero e dos institutos de vida consagrada.

Quinta-feira – 03/08

Pela manhã, terá encontro com jovens universitários na Universidade Católica Portuguesa (5h) e depois irá à sede das ‘Scholas Occurentes’ (6h40). À tarde, haverá a cerimônia de acolhida do Pontífice na JMJ (13h45), quando ele terá o primeiro encontro com os peregrinos no Parque Eduardo VII.

Sexta-feira – 04/08

Pela manhã, conferirá o sacramento da Penitência a alguns jovens (5h); Depois, terá encontro com representantes de centros de assistência social e caritativa no Centro Paroquial de Serafina, em Lisboa (5h45). Depois, almoçará com jovens na Nunciatura Apostólica (8h), e à tarde participará da Via-Sacra da Juventude no Parque Eduardo VII (14h), com reflexões escritas por jovens dos cinco continentes.

Sábado – 05/08

Pela manhã, irá ao Santuário de Fátima (4h50), onde rezará o Terço na Cova da Iria. À noite, já de volta a Lisboa, participará da vigília de oração com os jovens no Parque Tejo (16h45).

Domingo – 06/08

Pela manhã, no Parque Tejo, presidirá a Missa de Envio da JMJ (5h), seguida da recitação do Angelus. No meio da tarde, terá breve encontro com os voluntários da Jornada (12h30); após o qual haverá a cerimônia de despedida (13h50).

ACOMPANHE A JORNADA

Site
Facebook
Instagram
Twitter
Jornal O SÃO PAULO

Deixe um comentário