Jovens universitários estimulam solidariedade na periferia

(Foto: Divulgação/Preta.ID)

Com o objetivo de diminuir os impactos da atual pandemia na população da periferia, dois jovens estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) idealizaram um projeto que atende os moradores da comunidade São Remo, vizinha à Cidade Universitária, na zona Oeste.

Diante das projeções de desemprego e falta de renda que iriam atingir a população mais pobre neste período de emergência sanitária, Larissa Alexandre, estudante do segundo ano de Medicina, e Rafael Marques, do quarto ano de Fisioterapia, começaram a pensar em como agir concretamente no assentamento informal que tem cerca de 2,3 mil moradias, ocupadas por 6 mil pessoas. Nasceu, assim, o projeto Preta.ID.

Larissa ressaltou que o fato de ela e Rafael também serem de origem da periferia lhes dá a possibilidade de conhecer mais de perto a realidade da comunidade. “Estamos nos dois lados da ponte, e isso nos oferece um leque muito maior de perspectivas para propormos soluções sustentáveis e realmente eficazes”, afirmou.

Parcerias

O projeto foi selecionado no edital Doações Emergenciais do Fundo Baobá e recebeu uma verba de R$ 2,5 mil, que foi revertida em doações de kits de higiene e limpeza, como água sanitária, sabão em pó, detergente e uma cartilha para as famílias da São Remo. Também foram montados 140 kits individuais com sabonetes e máscaras de tecido.

Durante a campanha, o Preta.ID também produziu, em parceria com o Instituto Afro Amparo e Saúde, um material sobre saúde alimentar, física e mental no contexto da comunidade atendida. O conteúdo foi compartilhado pelas redes sociais e WhatsApp. O objetivo é fornecer opções de como preparar os alimentos distribuídos nas cestas básicas e dar dicas de exercícios físicos, respiração e relaxamento para serem feitos em casa.

Em agosto, foi organizada, em parceria com o Instituto Visão Futuro, a Central Única das Favelas (Cufa) São Remo e a Favela 1010, uma feira solidária. Os alimentos foram pré-selecionados e cada pessoa das comunidades participantes podia retirar os produtos gratuitamente. Os resultados dessa ação beneficiaram mais de 300 famílias, com 4,5 toneladas de alimentos. Para realizar a feira, foram arrecadados R$ 10 mil para a compra de alimentos cultivados por agricultores no entorno da capital. A ideia de procurar esses fornecedores faz parte da iniciativa de valorizar o trabalho de pequenos produtores.

Empreendedorismo

Outra ideia do projeto foi a criação de totens de álcool em gel para serem instalados nos estabelecimentos comerciais da comunidade.

Essa iniciativa se transformou em uma ferramenta de empreendedorismo. Atualmente, o grupo busca investidores, procura parcerias e validação comercial do projeto principal, e a venda do totem passou a ser o principal canal de monetização do Preta.ID.

Em parceria com outros estudantes da USP, o projeto também desenvolveu uma série de podcasts com a participação de profissionais de diferentes áreas da ciência para esclarecer dúvidas cotidianas da população, especialmente sobre a prevenção da COVID-19.

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse aqui.

(Com informações do Jornal da USP)

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