Juristas católicos conferem o Prêmio Santo Ivo à desembargadora Luciana Bresciani

Entrega da premiação aconteceu no dia 7, na Capela Santa Luzia, na bela vista, com a presença do Cardeal Scherer

Luciney Martins/O SÃO PAULO

A União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp) realizou, na sexta-feira, 7, a entrega do Prêmio Santo Ivo. Em sua 10ª edição, a premiação homenageou a desembargadora Luciana Almeida Pra­do Bresciani, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).

O evento ocorreu na Capela San­ta Luzia, na Bela Vista, e contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Sche­rer, Arcebispo Metropolitano; de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Diretor As­sistente Eclesiástico da Ujucasp; direto­res e membros da entidade, familiares e amigos da homenageada.

O Prêmio Santo Ivo, criado em 2015, reconhece personalidades da socieda­de civil que se destacam pelo empenho na promoção do bem comum, atuando com imparcialidade de juízo e contri­buindo para a melhoria do bem-estar do próximo, sempre à luz dos ensinamen­tos cristãos.

A premiação faz referência a San­to Ivo, padroeiro dos advogados e dos membros do Judiciário, conhecido como o “advogado dos pobres”. Ele exer­ceu tanto o ministério sacerdotal quanto a advocacia, dedicando-se ao atendi­mento de pessoas vulneráveis, incluindo viúvas e órfãos.

HOMENAGEADA

Luciana Almeida Prado Bresciani nasceu em Jaú (SP), em 1964. Formou­-se em 1985 como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru. É pós-graduada em Direito Privado e do Consumidor e em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura Entre 1984 e 1986, ela foi escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo. In­gressou na Magistratura em 1988, nome­ada juíza substituta na 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos (SP). Também atuou nas cidades paulistas de Queluz e Cotia, além da capital paulista. Foi promovida ao cargo de desembar­gadora em 2013 e eleita para integrar o Órgão Especial do TJSP em 2021. Foi co­ordenadora do Museu do TJSP de 2019 a 2021. É coordenadora do Núcleo de História e Memória da Escola de Magis­tratura Paulista e conselheira da Escola Paulista da Magistratura.

‘A JUSTIÇA E A VERDADE DIRECIONAM NOSSAS ATIVIDADES’

A homenageada recebeu o prêmio das mãos de Dom Odilo. O reconheci­mento é representado por uma estátua com a imagem do Santo Ivo, de autoria do artista plástico Claudio Pastro (morto em 2016), e por um diploma.

A desembargadora afirmou que compartilhava aquela premiação com os membros da Ujucasp e com todos os profissionais da área jurídica que exer­cem suas tarefas com dignidade e na busca da verdade.

Ao agradecer, Luciana ressaltou que o reconhecimento da premiação é moti­vo de alegria e gratidão. “Alegria por esse reconhecimento profissional e gratidão a Deus, à família e aos colegas por esse me­recimento, que aumenta a responsabili­dade e reforça a certeza de que a justiça e a verdade direcionam nossas atividades, sempre pautadas no compromisso ético e na dignidade humana”.

“Sou católica desde criança. Meu pai e minha mãe, ela presente nesta home­nagem, me introduziram no berço da fé e dos valores do Evangelho. No exercício da minha profissão, busco na Palavra de Deus e no exemplo dos santos da Igreja, especialmente Santo Ivo, a inspiração para minha atuação”, afirmou, emocionada.

Luciana também mencionou o De­cálogo de Santo Ivo, que reúne dez prin­cípios éticos para os advogados. “Que a vida de Santo Ivo sirva de modelo para todos nós, para que possamos atuar sem­pre em defesa do irmão e da paz.”

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Santo Ivo, o desembargador Ri­cardo Dip, do Tribunal de Justiça do Es­tado de São Paulo, destacou a trajetória da homenageada. “Luciana é uma profis­sional incansável na causa da verdade e da justiça”, afirmou.

DIREITO E CARIDADE

Ao saudar a homenageada, o Cardeal Scherer enalteceu o legado de Santo Ivo e ressaltou que a premiação que leva o nome do Santo tem o propósito de reco­nhecer e valorizar profissionais do Direi­to que exercem sua missão com consci­ência cristã.

“O Prêmio Santo Ivo busca homena­gear advogados que se destacam ou se destacaram ao longo de sua carreira pelo serviço jurídico prestado à sociedade, sobretudo pautado pelos valores cristãos. Naturalmente, isso inclui a justiça com a verdade, a justiça com a misericórdia e uma atenção muito especial àqueles que, em geral, não têm acesso à justiça – não apenas os pobres individualmente, mas também as camadas sociais mais vulne­ráveis, que muitas vezes carecem de ver­dadeiros defensores na área jurídica e em suas demandas”, afirmou Dom Odilo.

“Santo Ivo foi um exemplo no cam­po da Justiça para servir as pessoas, de modo especial as mais pobres, que aca­bam não tendo acesso ao Direito. Há muito o que lutar pela justiça, lutar pelo que fere o direito e a dignidade da pessoa em todos os sentidos”, disse Dom Odilo.

“Que, por meio desta premiação, possamos continuar incentivando a mis­são da verdade e da misericórdia no Di­reito”, afirmou o Arcebispo de São Paulo, que recordou a vivência do Ano Jubilar e o chamado para o testemunho dos leigos na sociedade e na Igreja.

DEFESA DA FAMÍLIA E DA DIGNIDADE HUMANA

Dom Carlos Lema Garcia destacou que os juristas católicos, no exercício da profissão, devem dar testemunho da fé que professam e agir sempre em confor­midade com a ética e a moral cristã.

O Bispo ressaltou que a premiação busca incentivar os advogados “a fazer de sua profissão um verdadeiro caminho de santidade”. Ele também expressou votos para que os membros da Ujucasp “continuem a se empenhar na defesa da família, da dignidade humana e da vida desde a concepção”.

A União dos Juristas Católicos de São Paulo foi idealizada em 2012 pelo Car­deal Odilo Pedro Scherer com o objetivo de contribuir para a atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se das questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica.

A Ujucasp destaca os valores da fa­mília, da vida, da dignidade humana e do bem comum. Conheça mais em https://www.ujucasp.org.br.

SOLENIDADE DE ABERTURA DO ANO JUDICIÁRIO NO TJSP

TJSP

Na sexta-feira, 7, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, participou da solenidade de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do Tribunal, que durante o evento entregou o Colar de Mérito Judiciário ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
(Colaborou: Comunicação Social do TJSP)

Deixe um comentário