Entrega da premiação aconteceu no dia 7, na Capela Santa Luzia, na bela vista, com a presença do Cardeal Scherer

A União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp) realizou, na sexta-feira, 7, a entrega do Prêmio Santo Ivo. Em sua 10ª edição, a premiação homenageou a desembargadora Luciana Almeida Prado Bresciani, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP).
O evento ocorreu na Capela Santa Luzia, na Bela Vista, e contou com a presença do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano; de Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Diretor Assistente Eclesiástico da Ujucasp; diretores e membros da entidade, familiares e amigos da homenageada.
O Prêmio Santo Ivo, criado em 2015, reconhece personalidades da sociedade civil que se destacam pelo empenho na promoção do bem comum, atuando com imparcialidade de juízo e contribuindo para a melhoria do bem-estar do próximo, sempre à luz dos ensinamentos cristãos.
A premiação faz referência a Santo Ivo, padroeiro dos advogados e dos membros do Judiciário, conhecido como o “advogado dos pobres”. Ele exerceu tanto o ministério sacerdotal quanto a advocacia, dedicando-se ao atendimento de pessoas vulneráveis, incluindo viúvas e órfãos.
HOMENAGEADA

Luciana Almeida Prado Bresciani nasceu em Jaú (SP), em 1964. Formou-se em 1985 como bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru. É pós-graduada em Direito Privado e do Consumidor e em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura Entre 1984 e 1986, ela foi escrevente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Ingressou na Magistratura em 1988, nomeada juíza substituta na 1ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santos (SP). Também atuou nas cidades paulistas de Queluz e Cotia, além da capital paulista. Foi promovida ao cargo de desembargadora em 2013 e eleita para integrar o Órgão Especial do TJSP em 2021. Foi coordenadora do Museu do TJSP de 2019 a 2021. É coordenadora do Núcleo de História e Memória da Escola de Magistratura Paulista e conselheira da Escola Paulista da Magistratura.
‘A JUSTIÇA E A VERDADE DIRECIONAM NOSSAS ATIVIDADES’
A homenageada recebeu o prêmio das mãos de Dom Odilo. O reconhecimento é representado por uma estátua com a imagem do Santo Ivo, de autoria do artista plástico Claudio Pastro (morto em 2016), e por um diploma.
A desembargadora afirmou que compartilhava aquela premiação com os membros da Ujucasp e com todos os profissionais da área jurídica que exercem suas tarefas com dignidade e na busca da verdade.
Ao agradecer, Luciana ressaltou que o reconhecimento da premiação é motivo de alegria e gratidão. “Alegria por esse reconhecimento profissional e gratidão a Deus, à família e aos colegas por esse merecimento, que aumenta a responsabilidade e reforça a certeza de que a justiça e a verdade direcionam nossas atividades, sempre pautadas no compromisso ético e na dignidade humana”.
“Sou católica desde criança. Meu pai e minha mãe, ela presente nesta homenagem, me introduziram no berço da fé e dos valores do Evangelho. No exercício da minha profissão, busco na Palavra de Deus e no exemplo dos santos da Igreja, especialmente Santo Ivo, a inspiração para minha atuação”, afirmou, emocionada.
Luciana também mencionou o Decálogo de Santo Ivo, que reúne dez princípios éticos para os advogados. “Que a vida de Santo Ivo sirva de modelo para todos nós, para que possamos atuar sempre em defesa do irmão e da paz.”
Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Santo Ivo, o desembargador Ricardo Dip, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, destacou a trajetória da homenageada. “Luciana é uma profissional incansável na causa da verdade e da justiça”, afirmou.
DIREITO E CARIDADE

Ao saudar a homenageada, o Cardeal Scherer enalteceu o legado de Santo Ivo e ressaltou que a premiação que leva o nome do Santo tem o propósito de reconhecer e valorizar profissionais do Direito que exercem sua missão com consciência cristã.
“O Prêmio Santo Ivo busca homenagear advogados que se destacam ou se destacaram ao longo de sua carreira pelo serviço jurídico prestado à sociedade, sobretudo pautado pelos valores cristãos. Naturalmente, isso inclui a justiça com a verdade, a justiça com a misericórdia e uma atenção muito especial àqueles que, em geral, não têm acesso à justiça – não apenas os pobres individualmente, mas também as camadas sociais mais vulneráveis, que muitas vezes carecem de verdadeiros defensores na área jurídica e em suas demandas”, afirmou Dom Odilo.
“Santo Ivo foi um exemplo no campo da Justiça para servir as pessoas, de modo especial as mais pobres, que acabam não tendo acesso ao Direito. Há muito o que lutar pela justiça, lutar pelo que fere o direito e a dignidade da pessoa em todos os sentidos”, disse Dom Odilo.
“Que, por meio desta premiação, possamos continuar incentivando a missão da verdade e da misericórdia no Direito”, afirmou o Arcebispo de São Paulo, que recordou a vivência do Ano Jubilar e o chamado para o testemunho dos leigos na sociedade e na Igreja.
DEFESA DA FAMÍLIA E DA DIGNIDADE HUMANA
Dom Carlos Lema Garcia destacou que os juristas católicos, no exercício da profissão, devem dar testemunho da fé que professam e agir sempre em conformidade com a ética e a moral cristã.
O Bispo ressaltou que a premiação busca incentivar os advogados “a fazer de sua profissão um verdadeiro caminho de santidade”. Ele também expressou votos para que os membros da Ujucasp “continuem a se empenhar na defesa da família, da dignidade humana e da vida desde a concepção”.
A União dos Juristas Católicos de São Paulo foi idealizada em 2012 pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer com o objetivo de contribuir para a atividade judiciária, legislativa e administrativa, ocupando-se das questões do mundo contemporâneo, sob a ótica dos princípios da ética católica.
A Ujucasp destaca os valores da família, da vida, da dignidade humana e do bem comum. Conheça mais em https://www.ujucasp.org.br.
SOLENIDADE DE ABERTURA DO ANO JUDICIÁRIO NO TJSP

Na sexta-feira, 7, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, participou da solenidade de abertura do Ano Judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). A cerimônia foi conduzida pelo desembargador Fernando Antonio Torres Garcia, presidente do Tribunal, que durante o evento entregou o Colar de Mérito Judiciário ao ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).
(Colaborou: Comunicação Social do TJSP)