Lapa: Dia Mundial dos Pobres inspira ação solidária da Caritas Arquidiocesana

Benigno Naveira

O Núcleo Lapa da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP), assim como os demais núcleos nas regiões episcopais, promoveu no domingo, 19, o “Dia de Ação Caritas”, no contexto do Dia Mundial dos Pobres, que foi instituído pelo Papa Francisco em 2016 e cujo lema deste ano foi “Não desvieis o rosto de nenhum pobre” (Tb 4,7).

As atividades, que ocorreram simultaneamente em quatro locais da Região Lapa, reuniram agentes voluntários das pastorais dos setores regionais e contaram com a visita de Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa.

No Setor Lapa-Leopoldina, o “Dia de Ação Caritas” aconteceu entre 8h e 11h, no Centro Temporário de Acolhimento (CTA 8) Lapa, uma unidade da Prefeitura que presta serviço 24h para pessoas em situação de rua.

Após um momento de oração e bênção conduzido por Dom José Benedito Cardoso, foi oferecido o café da manhã, com música ao vivo, e houve ainda a distribuição de kits de higiene, roupas e calçados, cortes de cabelo e assessoria jurídica aos acolhidos dessa unidade. Participaram mais de 200 pessoas.

Benigno Naveira

O “Dia de Ação Caritas” no Setor Butantã aconteceu das 9h às 16h, na Paróquia São José, no Jaguaré, com a participação de mais de 250 pessoas. Houve o oferecimento de diversos serviços gratuitos como assessoria jurídica e contábil, serviço social, linhas de crédito (Credipaz), banho, doação de roupas, corte de cabelo, esmaltaria, confecção de currículos, fisioterapia, atendimento psicológico, saúde bucal e brinquedos infláveis para as crianças. Dom José Benedito Cardoso presidiu missa, concelebrada pelo Padre Laudeni Ramos Barbosa, CSC, Pároco.

No Setor Rio Pequeno, o “Dia de Ação Caritas” foi realizado das 9h às 16h, na Paróquia São Mateus, com os seguintes atendimentos gratuitos: aferição de pressão arterial e glicemia, exame de optometria, atendimento com psicólogos, bazar solidário, orientação jurídica e para serviços públicos, Pastoral da Escuta, recreação com as crianças, corte de cabelo, esmaltaria, limpeza de pele e palestras. O evento contou com a presença do Padre Antônio Roberto Pimenta, CSs.R, Administrador Paroquial, e com a visita de Dom José Benedito.

Por sua vez, o “Dia de Ação Caritas” no Setor Pirituba realizou-se das 9h às 16h, no Centro de Educação Unificada (CEU) Vila Atlântica, na Vila Jaguara, e contou com a visita de Dom José Benedito Cardoso e a presença de mais de 200 pessoas, que aproveitaram os serviços gratuitos oferecidos como assessoria jurídica, psicólogos, nutricionistas, aferição de pressão e glicemia, corte de cabelo, esmaltaria, contação de história, bazar solidário, apresentações artísticas e culturais e combate à dependência química.

Por Benigno Naveira
Colaborador de Comunicação na Região Lapa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários