O Núcleo Regional Lapa da Caritas Arquidiocesana de São Paulo (CASP) realizou, no dia 15, na Paróquia Nossa Senhora da Lapa, Decanato São Simão, uma formação sobre a Doutrina Social da Igreja (DSI), com a participação de cerca de 80 pessoas, entre as quais o Diácono Márcio Ribeiro, Diretor da CASP, e Dom Edilson de Souza Silva.
O encontro foi iniciado com uma oração conduzida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa. Na sequência, o Cônego Antonio Manzatto, Doutor em Teologia, refletiu sobre o tema do encontro. Ele falou a respeito das ações de Jesus, a Igreja como corpo de Cristo, o agir evangelizador e o mandamento do Amor. “Não pode haver distância entre a fé professada e a vida cotidiana”, ressaltou. O palestrante citou, ainda, os documentos que são a base da DSI, como a encíclica Rerum novarum, publicada pelo Papa Leão XIII, em 1891, e lembrou que a Igreja sempre se manifestou, nos diferentes momentos da história, em favor da dignidade humana, do bem comum, da opção preferencial pelos pobres e pela justiça social.
No encerramento do encontro, Dom Edilson agradeceu a presença do Cônego Manzatto e lembrou a todos do compromisso que devem ter com aqueles que mais precisam, bem como do cuidado com a casa comum.
Por Benigno Naveira/Colaborador de comunicação para a Região Lapa
*O texto passou por uma correção informativa após o apontamento de um leitor
A Carta Encíclica Rerum Novarum, foi escrita pelo Papa Leão XIII e não Leão XII