Lapa: Dom José Benedito participa de evento que valoriza os povos originários

Tatiana Vieira

Por ocasião da comemoração do Dia dos Povos Indígenas, nova designação dada pelo Governo federal ao Dia do Índio, aconteceu, no dia 16, o “Festival Jaraguá é Guarani Yvy Porã” na Terra Indígena Jaraguá, próxima ao Pico do Jaraguá, região Noroeste da capital paulista.

Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, acompanhou o evento e conheceu o Cacique Karai Márcio, com quem conversou sobre o trabalho que a Igreja Católica tem realizado naquele território, por meio do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), órgão vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de São Paulo.

Em sua segunda edição, o festival teve por objetivos a valorização e preservação da cultura dos povos originários, o diálogo da cidade de São Paulo com a população guarani presente naquela região e a divulgação do trabalho e geração de renda aos artesãos e artistas das seis aldeias do Jaraguá.

A Terra Indígena Jaraguá é a menor reserva indígena do País, com 1,7 hectare demarcado. No entanto, as lideranças indígenas reivindicam expansão para 532 hectares pois, embora a área já tenha sido declarada como domínio dos indígenas, ainda aguarda homologação. 

Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Episcopal Lapa

Colaborou: Tatiana Vieira – Pastoral Fé e Política da Região Lapa

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários