Levy Fidelix, fundador do PRTB, morre aos 69 anos

A direção nacional do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) comunicou na madrugada deste sábado, 24, o falecimento de seu fundador e presidente nacional, Levy Fidelix, aos 69 anos de idade.

Wilson Dias/Agência Brasil

Ele estava internado em hospital de São Paulo desde março e morreu na noite da sexta-feira, 23. Não houve comunicado oficial sobre a causa do falecimento.

Apresentador de televisão, professor universitário e publicitário, Fidelix concorreu à presidência da República nas eleições de 1994, 2010 e 2014, disputou o governo do estado e a prefeitura de São Paulo e também se candidatou a cargos legislativos.

Fidelix participou da fundação do Partido Liberal (PL), em 1986. Depois, migrou para o Partido Trabalhista Renovador (PTR), antes de fundar o PRTB em 1994, onde afirmava manter-se independente de práticas de corrupção.3

Inovador nos transportes

Levir Fidelix tornou-se conhecido pelos projetos de mobilidade urbana que apresentou em campanhas eleitorais. O principal deles foi o “Aerotrem”, mostrado por ele já na década de 1990, e que se tornaria uma realidade em algumas cidades anos depois, como em São Paulo, no monotrilho.

Outro exemplo é o Rodoanel, inaugurado no começo dos anos 2000: no começo da década anterior, Fidelix já falava em um anel viário em torno da capital paulista para desafogar o trânsito.

Com tal expertise, tornou-se consultor internacional em mobilidade urbana.

Família e fé

Levi Fidelix deixa a mulher, Aldinea Rodrigues Fidelix Cruz, vice-presidente do PRTB, e a filha, Lívia Fidelix.

Em sua vida pública, destacou-se pela defesa dos valores da família, a contrariedade à ampliação do aborto no Brasil e o ensino confessional nas escolas.

Católico praticante, por inúmeras vezes externou sua fé publicamente, como fez na Páscoa de 2019 pelas redes sociais: “Alegrem-se os corações, porque Jesus Ressuscitou. É dia de glorificar o amor daquele que deu a vida para nos livrar dos pecados”.

Pelo Twitter, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, colega de partido, lamentou o falecimento de Levy Fidelix:

“Lamento o falecimento do fundador e presidente do PRTB, amigo Levi Fidelix. O movimento conservador brasileiro perde um dos seus principais representantes. Que o Nosso Senhor Jesus Cristo abençoe e conforte toda família”, publicou Mourão.

“Ainda ressalto a pessoa do amigo Levi como cidadão brasileiro, chefe de família e um político com honestidade de propósitos. Homem batalhador e incansável por um Bandeira do Brasil cada vez melhor”, acrescentou o Vice-Presidente da República.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários