Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Limpeza urbana na capital paulista recolhe 674 toneladas de resíduos no carnaval

Limpeza urbana na capital paulista recolhe 674 toneladas de resíduos no carnaval - Jornal O São Paulo

Enquanto os trios elétricos avançam e os foliões cantam atrás dos blocos, uma outra força-tarefa trabalha nos bastidores para garantir que a cidade volte rapidamente à rotina. O chamado “Bloco da Limpeza” retirou 674 toneladas de resíduos das vias, sendo 130 toneladas encaminhadas para centros de reciclagem nos seis dias de operação (7, 8, 14, 15, 16 e 17).

A Central de Reciclagem do Carnaval recolheu 25,88 toneladas de materiais recicláveis, como plástico e alumínio. Além de reduzir o impacto ambiental da festa, a iniciativa gera renda para catadores de materiais recicláveis, especialmente nos grandes eventos, como os blocos do Ibirapuera, reforçando o caráter social da política pública.

A operação garantiu limpeza imediata após a dispersão dos blocos, com liberação das ruas em média 40 minutos após a passagem dos foliões.

Na etapa de limpeza final, após o recolhimento dos resíduos, foram utilizados 2,3 milhões de litros de água de reuso e 6.899 litros de desinfetante para higienização das vias. Para facilitar o descarte correto por parte dos foliões, a Prefeitura disponibilizou 3.033 cestos aramados, 5.434 papeleiras, 607 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) e 1.105 contêineres ao longo dos circuitos.

No Sambódromo, a operação também foi robusta. Nos quatro dias de desfiles, foram recolhidas 55 toneladas de resíduos, com atuação diária de 160 agentes de limpeza e 11 veículos. Para deixar a pista pronta para cada nova noite de espetáculo, foram utilizados 105 mil litros de água de reuso e 81 litros de desinfetante, além da instalação diária de 150 cestos aramados, 100 papeleiras e Pontos de Entrega Voluntária.

Fonte: SECOM/Prefeitura de São Paulo

Deixe um comentário