Locais icônicos de SP serão iluminados de azul para alertar sobre afogamentos

Prédio da Prefeitura e Viaduto do Chá estão entre os que receberão iluminação especial na terça-feira, 25, Dia Mundial de Prevenção em Afogamento

Foto: Prefeitura/Divulgação

Locais icônicos da cidade de São Paulo serão iluminados de azul na terça-feira, 25, em adesão ao movimento “Go, Blue”, de prevenção aos afogamentos no país.

A ação é uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e tem o objetivo de chamar a atenção para uma estatística assustadora: a cada 90 minutos, uma pessoa morre afogada no Brasil.

Segundo o último Boletim Epidemiológico da Sobrasa, divulgado em 2022, as mortes por afogamento de crianças entre 1 a 4 anos de idade passaram a ser a 1ª causa de óbito a partir de 2020, o que chama atenção para a necessidade de cuidados dentro de casa. O aumento das vítimas fatais por afogamento também teve reflexo nas crianças entre 5 e 9 anos de idade, que ocupa a 2ª posição no ranking divulgado pela entidade.

Além do Edifício Matarazzo, que é a sede da Prefeitura, também vão ganhar iluminação azul a Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira, o Viaduto do Chá, o Pateo do Collegio, a Biblioteca Mario de Andrade e o Monumento às Bandeiras.

O objetivo é alertar que o afogamento é um incidente que pode ser evitado por meio da disseminação de informações sobre prevenção e segurança aquática.

Decretado pela Organização das Nações Unidas em 2021, o dia 25 de julho foi a data escolhida para lembrar que prevenção é a solução para as quase 6 mil mortes anuais por afogamento no país. 

Os monumentos da capital se somam a outros mais de 1.200 locais pelo país, entre eles, o Cristo Redentor, o AquaRio, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, o Bonde de Santa Teresa, a Igreja da Penha, no RJ, a fachada do Palácio Iguaçu (PR), entre outros, que este ano aderiram ao movimento “Go, Blue” e se iluminarão de azul no dia 25.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários