Memorial é inaugurado no ano jubilar do Santuário São Judas Tadeu

No sábado, 18, foi abençoado e inaugurado um Memorial com 45 painéis contendo fotos históricas da Paróquia/Santuário São Judas Tadeu, da Avenida Jabaquara, após a celebração da Santa Missa às 9h, na igreja antiga.

No início da missa, o Pároco e Reitor, Padre Daniel Aparecido de Campos, SCJ, disse que a inauguração do Memorial é um momento histórico para o Santuário e motivo para render graças a Deus neste tempo de reconciliação e misericórdia, que é o Ano Jubilar.

“Você é parte integrante desta casa de devoção, na oportunidade do Jubileu dos 25 anos deste Santuário, com a participação no sacramento da Confissão, na Santa Missa e passagem pela Porta Santa, na igreja antiga. Já que hoje é dia 18, dia de lucrar Indulgência Plenária”, recordou o Pároco.

FAZER MEMÓRIA

Padre Daniel também mencionou que a inauguração de um Memorial é ocasião para lembrar a riqueza espiritual do Santuário: “Quantas pessoas já passaram por aqui desde a criação da Paróquia há 83 anos e sendo Santuário há 25 anos, como um oásis da presença de Deus na cidade. A beleza não está no exterior, na casca, mas no conteúdo, isto é, está em você que está aqui celebrando neste momento; está na fé que nos move, caminhando para o Eterno, pois justamente essa fé é que nos mantém”.

O Pároco também disse que fazer memória é lembrar, fazer registro de tantas vidas e marcas: “O mais importante não são as fotos, mas as lembranças do que nos marcou por dentro, que fazem sentido à nossa vida. Inaugurar um Memorial é celebrar o que faz sentido na vida do Santuário. Temos saudades do que nos marcou o espírito, marcas verdadeiras de algo que vamos levar depois da nossa morte. Lembramos os momentos que trouxeram qualidade à nossa vida, que geraram saudades. Ao ver o Memorial você poderá se recordar de quando veio aqui ainda criança, com a família, em momentos de fé, de comunhão com Deus”.

De acordo com o Sacerdote, o intuito do Memorial é mostrar que a comunidade amadureceu por dentro, com lembranças de pessoas que deixaram marcas. “ Hoje fazemos lembranças da nossa história, presente nesse momento histórico. Agradeça a Deus por você fazer parte dessa comunidade e peça ao Senhor a graça de ter a sua fé sempre renovada,” completou o Padre.

Após a conclusão da missa, os fiéis seguiram em procissão até as instalações do subsolo da igreja nova, num dos corredores, onde foi instalado o Memorial.  Seguiu-se o Rito de Bênção com aspersão da água benta nos 45 painéis nos dois corredores adjacentes ao Salão Dehon (com entrada pela Alameda dos Guaios, 145 e 149). Após a bênção, os fiéis puderam contemplar os painéis fotográficos.

ANO JUBILAR

Todo dia 18 é dia especialmente dedicado ao Ano Jubilar no Santuário, já que em 18 de novembro de 1997, o então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Paulo Evaristo Arns, oficializou e consagrou o templo como Santuário São Judas Tadeu Apóstolo e Mártir.

Por isso, até o dia 18 de novembro de 2023, celebra-se os 25 anos da comunidade enquanto Santuário. 

A palavra “Santuário” significa: “o local onde se guarda o sagrado” para que possa ser encontrado por quem o procurar; o lugar santo, santificado pela presença de Deus; o local onde se encontra Aquele que é Santo. Neste local, Deus se mostra mais propício para acolher as pessoas, dispensar-lhes maior atenção e distribuir mais largamente a abundância de sua bênção, de seus favores, de suas graças.

Para que novos projetos de obras sejam executados, a colaboração dos fiéis devotos e paroquianos é fundamental. Estes painéis instalados no subsolo da igreja nova, por exemplo, poderão ter o patrocínio dos fiéis que quiserem contribuir, bastando entrar em contato pelo e-mail: graziela@saojudas.org.br. 

Na Secretaria Paroquial, há envelopes nomeados “Santuário sempre em construção” para que sejam depositadas também doações espontâneas. As doações de qualquer valor, para a Paróquia Santuário São Judas Tadeu, também podem ser feitas pela CHAVE PIX: CNPJ 63.089.825/0115-02.

(Texto e fotos: Departamento de Comunicação do Santuário São Judas Tadeu)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários