Missão de Férias: seminaristas vão a paróquias e diferentes realidades pastorais

Teve início no fim de semana, dias 1° e 2, a Missão de Férias dos seminaristas da Arquidiocese de São Paulo. A iniciativa tem a finalidade de fazer com que aqueles que se preparam para o sacerdócio vivam a natureza missionária da Igreja. Por ocasião do 3° Ano Vocacional do Brasil – “Vocação: Graça e Missão”, essa atividade também buscará despertar vocações para a Igreja.

Em grupos, os 49 seminaristas das três casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição – Propedêutico, Filosofia (etapa do Discipulado) e Teologia (etapa da Configuração) – estão em missão em seis paróquias da Arquidiocese e nas Pastorais Carcerária e do Menor. A seguir, veja fotos dos primeiros dias da Missão. As demais podem ser acessadas nas redes sociais do O SÃO PAULO (@jornalosaopaulo) e também por meio da hashtag #Missaoarquisp2023.

Arquivo Pessoal

Os seminaristas Douglas, Eduardo, Leonardo, Vinicius, Luís e Gabriel Caetano que realizam a Missão de Férias na Paróquia São Cristovão, na Região Sé, foram acolhidos na missa de envio, no sábado, 1º, presidida pelo Cônego José Arnaldo Juliano dos Santos, Pároco. No domingo, estiveram em visita à sede da Fraternidade O Caminho (foto), no bairro da Luz.

Pastoral Carcerária

Os seminaristas César, Daniel e José Cícero iniciaram a Missão de Férias com a Pastoral Carcerária, com idas às unidades prisionais femininas no bairro de Santana e ao Centro de Detenção Provisória, em Pinheiros, acompanhados do Padre Gianfranco Graziola, Assistente Eclesiástico arquidiocesano da Pastoral Carcerária, e demais agentes desta Pastoral.

Pascom paroquial

Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, presidiu no sábado, 1º, a missa de envio dos seminaristas que estão em missão na Paróquia Santa Ângela e São Serapião, Setor Cursino da Região Ipiranga. Concelebraram o Padre Christopher Velasco, Pároco, e o Frei José Maria Mohomed Jr., O. de M., Coordenador de Pastoral da Região, assistidos pelo Diácono Orlando Luciano da Silva. Os seminaristas em missão são Eliel Martins, Gabriel Augusto, Jefferson Lopes de Souza, Leonardo Tatsuo Inoue, Vitor Roberto Carneiro e Victor Natali. No domingo, 2, eles ministraram formação aos agentes pastorais atuantes no Serviço Missionário Permanente da Paróquia.

Pascom paroquial

A Missão de Férias na Paróquia São Pedro Apóstolo, na Vila Industrial, Região Belém, foi iniciada com a missa no sábado, dia 1º, presidida pelo Padre Benedito Aparecido de Maria Borba, Vigário Paroquial. Estão em missão no território paroquial os seminaristas Gabriel Couto, Gabriel Oliveira, Gustavo, Matheus, Nedson e Salomão, também acompanhados do Padre Carlos André Romualdo, Administrador Paroquial.

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Os seminaristas Murilo, Fabiano, João Vitor, Gustavo, Leonardo de Morais e Fábio estão em Missão de Férias com a Pastoral do Menor, acompanhados de Sueli Camargo, coordenadora arquidiocesana desta Pastoral. No domingo, 2, eles visitaram o Projeto Perfeita Alegria, mantido pelo Sefras – Ação Social Franciscana; e na manhã da segunda-feira, 3, distribuíram o café da manhã às pessoas em situação de rua no Centro Comunitário Santa Dulce dos Pobres (foto), na companhia do Padre Julio Lancellotti, Vigário Episcopal para a Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo.

Pascom Paroquial

Os seminaristas Victor Norberto, Vinícius, Vitor Battisti e Yago que realizam a Missão de Férias com a Pastoral Carcerária da Arquidiocese, com idas às unidades prisionais de Franco Rocha (SP), participaram da missa de acolhida na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Região Brasilândia, no sábado, dia 1º, presidida pelo Padre Reinaldo Torres, Pároco.

Pascom paroquial

Na Região Brasilândia, a Missão de Férias dos seminaristas teve início no sábado, 1º, com a acolhida na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Souza, da cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora (leia na página 12), símbolos da Jornada Mundial da Juventude. No domingo, 2, os seminaristas Gabriel Vaz, Kaique, Donato, Gabriel Felipe, Douglas e Enzo foram acolhidos na Paróquia Espírito Santo, onde realizarão a semana de missão (foto).

Pascom paroquial

No sábado, 1º, os seminaristas Rafael Manente, Josué, Caio Viana, Gil Pierre e Victor Flores foram acolhidos na Paróquia São João Gualberto, na Região Lapa, durante missa presidida pelo Padre Ailton Bernardo de Amorim, Pároco.

Pascom paroquial

Na noite do sábado, dia 1º, na matriz da Paróquia São Miguel Arcanjo, no Setor Casa Verde da Região Santana, a comunidade de fiéis participou da missa de acolhida dos seminaristas Bruno, Carlos Vinicius, Dêvisson, Gabriel Lima, Leonardo Ramos e Rodolfo. A Eucaristia foi presidida por Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar de São Paulo, e concelebrada pelo Padre Edson Fernandes, Administrador Paroquial.

guest
1 Comentário
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Neuza Souza
Neuza Souza
11 meses atrás

Parabéns para a Arquidiocese pela formação de tantos seminaristas numa época em que as vocações estão cada vez mais escaças.