A juventude da Brasilândia vivenciou uma experiência de fé e evangelização entre a sexta-feira, 25, e o domingo, 27, com a Missão Regional da Juventude (MRJ), realizada simultaneamente nos quatro decanatos da Região.
DECANATO SANTA ISABEL E SÃO ZACARIAS
A Paróquia Cristo Libertador foi o centro das ações da MRJ do Decanato Santa Isabel e São Zacarias, com a participação de cerca de 80 jovens.
Um dos momentos de destaque foi a missão pelas ruas da Cohab Taipas, com orações e animações, transmitindo uma mensagem de amor e esperança aos moradores e a 15 famílias atendidas pela Pastoral Social da Paróquia.
“Ver as pessoas sendo tocadas pelas palavras e ações dos jovens foi muito forte. Nos semáforos, comércios e nas casas, eles mostraram o amor de Cristo de maneira concreta”, destacou Padre Maycon Wesley da Silva, Pároco, Vice-coordenador da MRJ e Animador Vocacional regional.
Também houve missa campal e adoração ao Santíssimo Sacramento na comunidade ao redor da Capela Nossa Senhora de Guadalupe.
“Na MRJ, eu percebi que preciso de Jesus e que devemos espalhar seu amor, especialmente para aqueles que estão sofrendo”, comentou o jovem Raul Marques de Aquino da Silva Pinto, da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
“Essa missão veio em um momento em que eu precisava de renovação. A evangelização é essencial, e precisamos ser luz para aqueles que estão perdidos”, afirmou Igor Lopes de Oliveira Almeida Campos, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Além do Padre Maycon, visitaram a MRJ, no sábado, os Padres Francisco Antonio Rangel de Barros, Decano e Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima; e Álvaro Moreira Gonçalves, Administrador Paroquial da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. No encerramento, Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Brasilândia, dialogou com os jovens.
DECANATO SÃO FILIPE
Na sexta-feira, 25, Dom Carlos Silva presidiu missa de abertura da MRJ no Decanato São Filipe, realizada no território da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Vila Souza, com a participação de aproximadamente 100 jovens, que ao longo dos dias de missão ouviram os testemunhos de vida das cerca de 50 famílias visitadas e vivenciaram a Igreja em saída, que se coloca a serviço do próximo. “Essa MRJ, sem dúvida foi por providência divina, pois fui com a intenção de apenas me divertir, mas acabei com lindos ensinamentos. Não consigo mais imaginar minha vida sem querer ser missionária”, relatou a jovem Mayara do Carmo Covelo, do grupo de jovens da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Dionísia.
Acompanharam a MRJ no Decanato São Filipe os Padres Rafael Nolli, Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; Cleiton Pontes, Administrador Paroquial da Paróquia Espírito Santo e Assessor regional da Juventude; Silvio Oliveira, Pároco da Paróquia Santos Apóstolos e Decano; Padre Dorival Leite, Pároco da Paróquia Imaculado Coração de Maria; e Padre Natanael Pires, Pároco da Paróquia Bom Pastor.
DECANATO SÃO BARNABÉ
A Paróquia Santíssima Trindade, no Recanto dos Humildes, em Perus, acolheu mais de 60 jovens missionários para a MRJ no Decanato São Barnabé. Com foco na evangelização das áreas mais vulneráveis, a programação teve destaque no sábado, 26, com adoração ao Santíssimo, catequese e visitas missionárias. À tarde, os participantes conheceram o trabalho realizado pelas pastorais e movimentos na Paróquia e houve um luau reflexivo, fortalecendo a união entre os jovens na missão evangelizadora. No domingo, 27, além da partilha da experiência missionária, houve missa presidida pelo Padre José Miguel Portilho.
DECANATO SÃO PEDRO
Neste Decanato, a MRJ ocorreu no território da Paróquia Nossa Senhora do Carmo e foi iniciada com missa na noite da sexta-feira, 25, na Comunidade Nossa Senhora Aparecida, seguida de uma formação e adoração ao Santíssimo Sacramento. No sábado, 26, pela manhã, cerca de 40 jovens saíram da matriz paroquial para evangelizar pelas ruas, orientados pelo Padre Evander Bento Camilo, Pároco. Após o almoço, eles retornaram à missão de casa em casa. À noite, aconteceu um luau na Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Na manhã do domingo, 27, Dom Carlos Silva, OFMCap. presidiu a missa de encerramento na matriz paroquial, concelebrada pelo Pároco.
Foi muito incrível cada momento que a gente passou nesses dias, e ter contato com jovens que tinha sede e que sabe que tem um chamado pra cumprir.