Monsenhor Algacir Munhak assumirá a Diocese de São Miguel Paulista em janeiro

Os fiéis e o clero da Diocese de São Miguel Paulista, cujo território abrange parte do extremo da zona Leste da cidade de São Paulo, já se preparam para acolher o seu novo Bispo: o Monsenhor Algacir Munhak, CS, que foi nomeado bispo diocesano pelo Papa Francisco, no dia 21. Na ocasião, o Pontífice aceitou a renúncia, por motivo de idade, de Dom Manuel Parrado Carral, que estava à frente da Diocese desde 2008. Anteriormente, desde 2001, foi Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. 

Monsenhor Algacir Munhak assumirá a Diocese de São Miguel Paulista em janeiro, Jornal O São Paulo
Diocese de São Miguel

No domingo, 25, em missa na Catedral de São Miguel, por ocasião da festa do padroeiro daquela Diocese, Dom Manuel anunciou que o Monsenhor Algacir será ordenado bispo em 17 de dezembro, às 9h, em Cascavel (PR), sua cidade natal, e tomará posse canônica da Diocese de São Miguel Paulista em 8 de janeiro de 2023, às 15h. 

Monsenhor Algacir tem 56 anos de idade e é missionário da Congregação de São Carlos (CS), Scalabrinianos, desempenhando atualmente a função de Superior da Região Sul-Americana Nossa Senhora Mãe dos Migrantes dos Missionários de São Carlos. 

“Nossa Diocese é formada por diferentes realidades pastorais, com uma riqueza de tradições, de história e de intenso trabalho de evangelização. Em nossa ação apostólica, como discípulos missionários, queremos seguir a Jesus Caminho, Verdade e Vida, na proximidade e solidariedade com os que mais sofrem. São Miguel Arcanjo e Nossa Senhora da Penha nos indiquem o caminho do discipulado e do anúncio do Evangelho de Jesus”, disse o Monsenhor, em carta na qual se dirigiu à Diocese de São Miguel Paulista pela primeira vez. 

Na sexta-feira, 23, o Bispo Eleito esteve na Diocese para uma visita inicial, sendo acolhido por Dom Fernando Legal, SDB, Bispo Emérito, e por Dom Manuel, que exercerá a função da Administração Apostólica até a posse do Monsenhor Algacir, a partir de quando passará a ser também considerado Bispo Emérito. 

1 comentário em “Monsenhor Algacir Munhak assumirá a Diocese de São Miguel Paulista em janeiro”

Deixe um comentário