Monsenhor Edilson: ‘Vou para a Arquidiocese de São Paulo de coração aberto’

Nomeado Bispo Auxiliar de São Paulo, o Monsenhor Edilson de Souza Silva receberá a ordenação episcopal em 21 em abril

Luciney Martins/O SÃO PAULO

O Padre Edilson de Souza Silva, Reitor da Basílica de Nossa Senhora da Penha, na Diocese de São Miguel Paulista, na zona Leste da capital paulista, e Vigário-Geral da mesma Diocese, foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo no dia 21 pelo Papa Francisco.

“Agradeço a generosa acolhida fraterna de Dom Odilo, dos senhores bispos auxiliares e dos irmãos e irmãs da Arquidiocese de São Paulo. Vou de coração aberto e contando com a graça e a luz do Espírito Santo. Sempre aprendemos que, quando Deus nos chama para exercer uma determinada missão, Ele também nos dá a graça necessária para podermos cumpri-la bem. A minha expectativa é poder, apesar das minhas fraquezas, corresponder às expectativas pastorais e da evangelização, servindo bem aos presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas e ao povo de Deus nesta Igreja particular”, afirmou o agora Monsenhor Edilson, em entrevista à rádio 9 de Julho, horas depois da divulgação de sua nomeação.

Ao dar as boas-vindas ao Bispo eleito, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, manifestou sua alegria e pediu a todo o povo da Arquidiocese orações pelo ministério episcopal do Monsenhor Edilson.

“Alegro-me também com Dom Algacyr Munhak, Bispo de São Miguel Paulista, com Dom Manuel Parrado Carral, Bispo Emérito, e com toda a sua Diocese, pela escolha de um de seus sacerdotes para servir à Igreja como Bispo e sucessor dos apóstolos”, acrescentou Dom Odilo.

ACOLHIDA

A convite do Arcebispo, Monsenhor Edilson participou do encontro geral do clero arquidiocesano, na quinta-feira, 22, no Colégio Santo Antônio de Lisboa, no Tatuapé. Este foi seu primeiro contato com os padres e diáconos da Arquidiocese após a nomeação. Como ele mesmo afirmou, porém, considera que, na verdade, está voltando para a Igreja particular de São Paulo, onde iniciou sua caminhada vocacional.

Natural de Caculé (BA), Monsenhor Edilson nasceu em 11 de setembro de 1968 e chegou ainda criança a São Paulo com a família, fixando-se nos arredores do bairro de São Miguel Paulista, que, naquele tempo, estava na área de abrangência da Arquidiocese de São Paulo. Em 1988, ingressou no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Esperança, à época uma das casas de formação da Arquidiocese de São Paulo, no bairro do Ipiranga. Cursou Filosofia nas Faculdades Associadas do Ipiranga (FAI), de 1988 a 1990. Foi em 1991 que ele passou para o Seminário de Teologia da Diocese de São Miguel Paulista, circunscrição criada em 1989, a partir de parte do território da Arquidiocese.

MINISTÉRIO

Ele foi ordenado Diácono em 18 de dezembro de 1993, na Basílica de Nossa Senhora da Penha, e recebeu a ordenação presbiteral, na mesma Basílica, em 10 de dezembro de 1994, também pela imposião das mãos de Dom Fernando Legal, primeiro Bispo diocesano de São Miguel Paulista. Depois de ser ordenado, foi designado como Vigário Paroquial da Paróquia Santo Antônio de Engenheiro Trindade na mesma Diocese. Paralelamente, foi Vice-Reitor para a Filosofia do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Penha.

Em 1997, assumiu o ofício de Pároco da Paróquia São José, do Jardim Brasília, onde permaneceu por seis anos. Em seguida, de 2003 a 2004, fez o Mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, morando no Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Retornando de Roma no início de 2005, foi designado Vigário Paroquial da Catedral de São Miguel Paulista e naquele mesmo ano assumiu como primeiro pároco da recém-criada Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Vila Rosária, em São Miguel Paulista, onde permaneceu até setembro de 2017, quando foi nomeado Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Penha. Desde 31 de dezembro de 2018 é Pároco da mesma Paróquia e Reitor da Basílica.

Na Diocese de São Miguel Paulista, Padre Edilson exerceu, em diferentes períodos, as funções de Vice-reitor do Seminário Diocesano, Diretor Espiritual e Diretor de Estudos da mesma casa de formação, membro da coordenação diocesana de Pastoral, Vigário Episcopal da Região São Miguel, Vigário-Geral da Diocese e Coordenador da Comissão Diocesana de Tutela de Menores e Vulneráveis.

‘COMO AQUELE QUE SERVE’

Embora venha de uma realidade urbana da mesma metrópole onde está a Arquidiocese de São Paulo, Monsenhor Edilson reconhece as particularidades da vida e da missão da Igreja arquidiocesana, a qual espera conhecer melhor e corresponder com seu ministério episcopal.

Seu desejo de servir é expresso no lema escolhido para o seu episcopado: “Como aquele que serve”, extraído das palavras de Jesus no Evangelho de Lucas – “Eis que estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22, 27). Monsenhor Edilson explicou que este foi o mesmo lema escolhido em sua ordenação sacerdotal e que continuará a ser referência no episcopado. “Eu tenho procurado me inspirar neste versículo ao longo de toda a minha vida presbiteral e pensei que seria justo continuar me inspirando nele, porque nossa missão na Igreja é servir a Deus e aos irmãos e irmãs”.

ORDENAÇÃO

A ordenação episcopal do Monsenhor Edilson acontecerá em 21 de abril, domingo do Bom Pastor, na Catedral Diocesana de São Miguel Paulista (Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11, São Miguel Paulista), às 15h.

“Conto desde já com as orações de todos em preparação para esta ordenação. Estou indo para a Arquidiocese de São Paulo com alegria e pedindo que vocês também me tenham sempre em suas orações. Muito obrigado e que Deus os abençoe e Nossa Senhora da Penha os cubra com seu manto protetor”, manifestou o Bispo eleito, dirigindo-se aos fiéis da Arquidiocese.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários